Manutenção Geral

Tarefas de fevereiro: proteções contra o frio

Está na altura de pegar nas ferramentas para fazer pequenas tarefas no jardim, antes da primavera. Desta vez mostramos-lhe algumas proteções que podem ser usadas contra o frio entre outras dicas, que lhe vão ajudar a proteger as suas plantas.

Mulch

Está na altura de cobrir e tapar as vivazes delicadas ou renovar as proteções já instaladas. O objetivo é proteger o mais possível as plantas das variações térmicas.

Adube os maciços

Aplique uma capa fina de adubo orgânico. Mas antes de fazer esta correção retire as daninhas e as plantas que terminaram o período de floração.

Zínia

Semeie flores

Quer flores de verão baratas e em grande quantidade? Semeie petúnias, cravos-túnicos e zínias em bandejas protegidas. Adube todos os meses para conseguir flores grandes e abundantes.

Atenção ao sol forte

Em bandejas de sementeira e estufins existe o perigo de queimaduras nas plantas jovens nos dias mais quentes. Além de as proteger, areje estes recintos e proporcione ventilação adequada.

Olho nos caracóis

Vigie as espécies carnosas do jardim porque podem ser vítimas dos terríveis ataques das lesmas e caracóis. Coloque armadilhas envenenadas com molusquicida ou folhas de alface cozidas.

Pode agora as rosas

A poda mais fácil é feita agora, antes da abertura das gemas. Se acabou de plantar uma rosa, pode bem para que ramifique a partir da base mas as já estabelecidas devem ser podadas de forma mais moderada. Como a seguir indicamos.

1. Pode os híbridos de chá plantados no outono ou recentemente a 10 ou 15 cm do solo,  e os de floribunda a 15 cm da base.

2. Nas estabelecidas, corte os ramos velhos que deram poucas flores no ano anterior e elimine os mortos e doentes.

3. Pode o resto dos ramos pela metade. Assim, favorece o crescimento mais vigoroso junto à base.

4. Pode as floribundas de modo semelhante. Deixe alguns ramos por podar para que floresçam e corte os velhos junto do solo.

Fotos: Unsplash e Audrey

Ilustrações: Stefanie Saile

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar