Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 18 a 24 de fevereiro

Mais uma semana em que a chuva não vem o que começa a ser muito preocupante para as sementeiras e plantações. Temos mesmo de começar a utilizar plantas com menos necessidades em rega pois a água cada vez mais se tornará um bem precioso.

O inverno vai a meio e a primavera aproxima-se a passos largos, convém ir preparando o terreno para as plantações e sementeiras de primavera. Já que o sol brilha aproveite para jardinar um bocadinho durante esta semana.

Os dias 18, 19 e 20 são os ideais para semear e plantar folhas

Se há legume de folha verde indispensável numa horta, no jardim e mesmo em vaso ou floreira, é a alface. Os franceses chamam-lhe “salade” e é impensável ela não fazer parte das suas maravilhosas saladas, são muitas as variedades de alface: francesa, romana, frisada, roxa, americana, etc. Pode escolher a(s) variedade(s) de que mais gostar e comece já a semear.

Plantar alfaces

Muito fácil de cultivar, tenha atenção e escolha as variedades de primavera e verão.  Prefere solos ricos em matéria orgânica, sem excesso de humidade e com ph 6,5-7. Semeie em tabuleiros, faça um escalonamento com desfasamento de 15 dias entre sementeiras para ter alfaces durante um período mais longo. Transplante-as para local definitivo quando estas tiverem 5 a 6 folhas definitivas. Plante-as com uma distancia de 35-40 cm entre plantas e entre linhas. Neccessitam de regas regulares sem nunca encharcar.

Propriedades medicinais e benefícios da alface

Auxilia na perda de peso pois é rica em nutrientes e pobre em calorias. Muita rica em fibras o que auxilia a digestão, fortalece os ossos pois é rica em vitamina K e é um poderoso antioxidante que ilumina a pele pois é rica em vitamina C. É um bom indutor do sono pois tem um composto chamado letucarium que promove o relaxamento cerebral.

Sumo de alface, um dos sumos verdes mais simples e mais saudáveis
  • Indicado para o tratamento contra ansiedade, stress e insónias.
  • Ajuda a eliminar as toxinas do organismo e melhora a digestão.
  • Percentagem elevada de antioxidantes.
  • Anti-inflamatório e diurético, ajuda a combater a celulite e reduzir o inchaço corporal.
Ingredientes
  • 5 folhas de alface
  • 10 folhas de salsa
  • 1 copo de sumo de laranja

Nos dias 21 e 22  plante e semeie frutos

Há uma grande variedade de framboesas no mercado mas na hora de esolher tenha atenção que há duas categorias:

Remontantes: Plantas que florescem abundantemente ao longo de toda a estação (dão menos fruto mais tempo).

Não remontantes: Florescem uma só vez com grandes quantidades de produção de fruto.

O ideal é ter das duas qualidades. Gostam de zonas com muito sol, solos fofos e com ph 5,5-6,5. Opte por plantas de viveiro ou estacas de confiança. Plante-as no inverno afastadas 60-80 cm entre si. Devem ser podadas no final da frutificação, removendo os ramos que produziram fruto, os tortos, doentes e mal inseridos. Normalmente só produz fruto no segundo ano.

Propriedades medicinais e benefícios da framboesa

Um poderoso antioxidante natural, preventivo de uma série de tipos de cancro. Fortalece o sistema imunitário. Atenua as hemorragias, pode ajudar a diminuir o fluxo menstrual. Alivia as náuseas e pode promover a produção de leite materno.

Nos dias 23 e 24 plante e semeie raízes

Os rabanetes são talvez a hortícola mais fácil e mais rápida de cultivar, por isso a ideal para quem quer cultivar com as crianças. Há muitas variedades de rabanetes mais ou menos picantes ou doces consoante o gosto de cada um. Gostam de zonas com sol direto, solos fofos e sem pedras, ph acima de 5,5. Necessitam de regas regulares, nunca deixando o solo totalmente seco mas nunca encharcando. Pode fazer a sementeira em local definitivo em linhas afastadas de 30-40 cm umas das outras.

Propriedades medicinais e benefícios do rabanete

Rico em isocianato que é um composto conhecido por ajudar na prevenção e combate de alguns tipos de cancro. Desintoxicante natural do fígado e dos rins, diurético, promove o bom funcionamento do sistema cardiovascular e dos intestinos.

Lagarta-do-pinheiro (processionária)

No dia 18 combata pragas, doenças e infestantes

Embora não chova as infestantes começam a despontar e as pragas estão aí ! se tem pinheiros e a malvada da lagarta processionária está na hora de dar cabo dela (veja na Jardins de março que vai para banca no final do mês de fevereiro tudo o que fazer). Pode também ver este artigo.

Fotos: Thinkstock e Pixabay

Leia também: Calendário lunar de fevereiro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar