Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 20 a 26 de maio

Mais uma semana de primavera em que muito há para fazer no jardim, na horta, na varanda e no terraço. Semear, plantar, transplantar e tutorar são tarefas que pode e deve fazer. Atenção às regas, agora que as temperaturas subiram, especialmente no caso de sementeiras e de plantações recentes. Em vaso deve ter ainda mais atenção à rega pois as plantas só têm o que lhes damos. Esta também é a época em que deve fertilizar todas as suas plantas, principalmente as de flor como as roseiras, buganvílias, hibiscos, hortênsias, etc.

Alfaces

No dia 20 semeie e plante folhas

Uma planta utilizada em todo o mundo na alimentação desde o séc. 500 a.c. É muito fácil de cultivar, sendo pouco exigente em termos de nutrientes. Há muitas variedades de alface, algumas podem ser cultivadas todo o ano, como a maravilha-quatro-estações, pois são resistentes ao frio e ao calor. Outras são sazonais, tenha isso em atenção na hora de comprar as suas sementes.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com sol, pH entre 6,7-7,4. Podem ser semeadas em local definitivo ou em tabuleiros e transplantadas quando têm cerca de 8-10 cm. Deve plantá-las a 20-30 cm de distância entre plantas, na altura da plantação adicione composto ou húmus de minhoca. Como é uma planta de ciclo rápido (germina e 5 ou 6 dias e está pronta a ser consumida em dois ou três meses) pode combiná-la com plantas como o tomateiro ou a beringela, que são maiores e crescem mais lentamente. Para ter sempre alfaces, faça um escalonamento de sementeira, deixando pelo menos duas a três semanas de intervalo. Não aguentam a secura, pelo que devem ser regadas regularmente. Pode fazer a colheita cortando a planta toda pela base ou ir retirando folha a folha consoante as suas necessidades.

Propriedades medicinais e benefícios da alface

Muito rica em nutrientes e baixa em calorias, constitui uma fonte importante de sais minerais como o cálcio, fósforo, ferro e potássio, bem como o magnésio e o selénio, sendo este último um poderoso antioxidante que atrasa o processo de envelhecimento. Também é rica em vitamina K, um elemento essencial na coagulação do sangue.

Quiabos

Nos dias 21, 22 e 23 semeie e plante frutos

Esta é uma planta anual que pode facilmente cultivar-se em vaso, no jardim ou na horta. Tem a vantagem de ter uma flor muito bonita que quase parece um hibisco.

Condições de cultivo

Deve semear-se em tabuleiros e transplantar na primavera, pode comprar agira as plantas já grandes. Gosta de zonas com muito sol e calor. Deve manter o solo húmido sem encharcar. Deve fertilizar com um adubo de fundo quando planta e pode também colocar húmus de minhoca ou composto. Colhe-se no verão fruto a fruto.

Flor do quiabo

 

Propriedades medicinais e benefícios dos quiabos

São uma grande fonte de vitaminas A, C e B1, bem como de cálcio o que contribui para o fortalecimento dos ossos. Muito ricos em fibras que ajudam o funcionamento dos intestinos. Previnem as doenças cardíacas. Normalmente são consumidos, estufados ou cozidos.

Cebolas

Nos dias 24, 25 e 26 plante e semeie raízes

Um legume absolutamente indispensável em grande parte de pratos culinários, pode ser consumida crua, assada, frita, cozida, etc.

Condições de cultivo

Pode ser cultivada ao longo de todo o ano. Existem muitas variedades de cebola: para consumo fresco, as que se armazenam secas,  e as que se transformam em pickles. Pode ter cebolinhas pequenas se semear uma grande densidade nos talhões.

Plantar cebolas

A sementeira pode ser feita em tabuleiros ou em local definitivo. Germinam e crescem  lentamente, só ao fim de 3 a 4 meses podem ser transplantadas. Quando transplantar corte 1/3 das folhas e das raízes e enterre o pequeno bolbo. Deixe uma distância de 10 cm entre plantas. Não aguenta encharcamento, pelo que deve ter muito cuidado com o excesso de rega. Não é muito exigente em fertilização, basta fertilizar com composto ou húmus quando da plantação. Faça a colheita em dias quentes e secos e deixe de regar nos 15 dias anteriores. 

Propriedades medicinais e benefícios das raízes

A melhor forma de usufruir dos benefícios da cebola é consumi-la crua. Ela estimula o pâncreas, a vesícula, o fígado e o estômago. É rica em vitaminas do complexo B que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso e imunitário.

 Nos dias 24, 25 e 26 fazer colheitas

Muitas são as colheitas que pode fazer nesta época, as deliciosas favas, ervilhas, brócolos, espinafres, alho-francês, alfaces, rúcula, morangos, etc. Vá colhendo à medida das suas necessidades para consumir sempre produtos frescos.

Fotos: Thinkstock

Leia também: Calendário lunar de maio

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar