Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 22 a 28 de julho

Uma semana em que as temperaturas subiram novamente mas que a humidade ainda se sente, atenção ao combate às pragas e doenças que são muitas com estas condições meteorológicas, há que fazer uma prevenção muito atenta.

As hortas estão em pleno e não se esqueça de regar abundantemente nos dias de calor, para garantir o sucesso das suas plantações.

Ruibardo

Nos dias 22, 23 e 24 plante e semeie folhas

O ruibarbo é uma planta muito antiga, com muitas propriedades quer gastronómicas quer medicinais. Pode semear agora, deixe 90 cm de distancia entre linhas e entre plantas. Adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado e enriquecido em matéria orgânica. É uma planta que tem a vantagem de estar muito bonita no inverno e acaba também por ser ornamental com os seus caules encarnados.

Tarte de ruibardo

Propriedades medicinais e gastronómicas do ruibarbo

É muito utilizado na industria farmacêutica como matéria prima na produção de medicamentos. Também  é usado na indústria das bebidas para a produção de licores e tónicos digestivos. A nível gastronómico, é muito versátil. Tem uma acidez natural que é ideal na preparações doces, compotas, tartes, batidos e sobremesas. É também muito utilizado em saladas, na preparação de molhos, vinagretes, sopas e pratos salgados. A tarde de ruibarbo é um clássico da gastronomia americana.

Morangos

Nos dias 25, 26 e 27 plante ou semeie frutos

Ainda pode plantar morangos, que são frutos indispensáveis em qualquer horta, jardim ou mesmo varanda ou terraço.

São muito fáceis de cultivar pois necessitam de pouco altura de substrato, podem ser cultivados em floreiras ou vasos suspensos. As folhas e frutos não devem estar em contacto com a terra pois apodrecem, se estiverem no solo coloque palha ou casca de pinheiro, a origem do seu nome em inglês strawberry vem exatamente dessa particularidade (straw – palha).

Os morangos para se desenvolverem em condições necessitam de muita luz e algumas horas de sol direto por dia, nas zonas mais quentes convém protege-los nas horas mais quentes do sol direto. Gostam de substratos/solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, com pH 5,5-6,5, devem ser regados regularmente sem encharcar. Quando se plantam deve ser deixada uma distancia entre plantas de 25-30 cm. A colheita deve ser feita quando os frutos estão maduros.

Tenha o cuidado de escolher variedades que frutifiquem mais do que uma vez ao longo do ano, as chamadas variedades remontantes. O melhor é plantar diferentes variedades. Opte sempre por comprar sementes biológicas, pois só assim tem a certeza da origem dos seus produtos.

Propriedades medicinais e benefícios dos morangos

São pouco calóricos e quando consumidos frescos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, são adequados para dietas de emagrecimento e também para diabéticos. São um antioxidante natural, promovendo a saúde ocular, são também um anti-inflamatório natural. Ricos em vitaminas C e B6, em ácido fólico, ómega 3, fósforo, magnésio, manganês e ainda em potássio,  vasodilatador natural, o que os torna excelentes aliados do coração

Cenouras

No dia 28 plante raízes

As cenouras  são dos legumes mais fáceis de cultivar, quer seja na horta quer em vaso ou floreira, são deliciosas e versáteis e também muito saudáveis e fáceis de consumir, em cru, cozidas, assadas, salteadas, etc. A sua ramagem para alem de ser comestível é também muito decorativa.

Condições de cultivo

Gostam de zonas frescas , preferem a meia sombra e solos arenosos, leves e com alguma profundidade, é importante tirar as pedras do solo para que elas cresçam direitas e sem obstáculos. Deve fazer a sementeira em local definitivo pois não se conseguem transplantar facilmente. Semeie em sulcos deixando 40 cm de afastamento entre linhas. Em vaso escolha uma floreira retangular com pelo menos 40 cm de profundidade para que as cenouras se consigam desenvolver em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

A cenoura é muito rica em vitamina A, C e E bem como em cálcio, potássio e sódio. É um legume anticancerígeno, depurativo, calmante, laxante e regenerador hepático. O consumo da cenoura crua ou cozinhada está aconselhado para o combate e alivio de infeções pulmonares, esgotamento, obstipação intestinal, problemas de pele, problemas de visão, nervosismo, etc.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de julho 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar