Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 24 a 29 de junho

Tomates

Nesta época de verão a atenção com a regas deve ser redobrada para que não se percam as culturas que estão a desenvolver-se. As pragas e as doenças também são comuns nesta altura pelo que devem observar-se frequentemente e com cuidado as plantas. Caso haja alguma alteração eminente, fica muito mais fácil combater uma praga no início do que quando está completamente instalada.

Chegou a altura do ano em que se utiliza mais o jardim, porque não plantar alguns arbustos muito aromáticos e tirar partido também desta dimensão do jardim, o aroma. A dama-da-noite, a gardénia ou o jasmim-estrelado pode ser excelentes opções pois estão em floração até ao final do verão. Para ter saladas deliciosas e frescas semeie ou plante agrião, rúcula, tomate e pepino.

Dama-da-noite (Cestrum nocturnum)

No dia 24 plante flores

Algumas das plantas mais aromáticas que pode ter no jardim são a dama-da-noite e o jasmim-estrelado. A primeira tem a particularidade de as suas flores só abrirem à noite, mas o aroma intenso não deixa ninguém indiferente. Plante-a numa zona abrigado do vento e do frio, com uma exposição solar de manhã e protegida do sol pela tarde. Esta planta gosta de solos bem drenados e necessita de regas regulares.

Jasmim-estrelado (Rincospermum jasminoides)

O jasmim-estrelado é uma trepadeira que gosta de zonas de sol pleno, quanto mais sol, mais flores e mais aroma, gosta de solos ricos em matéria orgânica e bem drenados. Ambas se podem cultivar em vaso desde que este tenha pelo menos 40 cm de altura, pois são plantas que atingem mais de 2 m de altura.

Agrião

Nos dias 25 e 27 plante ou semeie folhas

Para as saladas de verão as plantas verdes nunca são demais. Para variar da alface podemos usar agrião e rúcula, ambos são ligeiramente picantes e muito frescos. São muito fáceis de cultivar, pode semear em local definitivo e em pouco tempo irão germinar. Pode colher as folhas com 10 a 15 dias e utilizá-las como biovivos (microvegetais) para dar um toque especial ao seus pratos culinários. Pode deixar crescer e ir colhendo à medida das necessidades.

Rúcula

Ambas são ricas em vitaminas e fibras, pouco calóricas e versáteis, tornando-se ideais para acompanhar refeições frescas de verão. Podem ser semeadas em vasos ou floreiras pois necessitam de pouca quantidade de substrato para germinarem e desenvolverem-se em boas condições.

Nos dias 28 e 29 plante frutos

Em cada estação do ano a natureza sabe o que precisamos para termos uma alimentação saudável e adequada às necessidades. No verão, dá-nos alimentos hidratantes e vitamínicos para compensar a água que vamos perdendo ao longo do dia por causa do calor.

Pepinos

Não há nada mais fresco para saladas, entradas, snacks, do que o tomate e o pepino; duas hortícolas que nos dão dois dos frutos da época. Como já é tarde para semear, compre plantas de tomateiro e de pepino e plante-os em locais com muito sol, com um bom substrato para hortícolas.

Não se esqueça da rega abundante e frequente e vá colhendo os frutos à medida das suas necessidades. Os frutos biológicos, acabados de colher têm um sabor único, se forem cultivados por nós esse sabor, é ainda melhor. Pode plantar em vaso ou floreira desde que este tenha pelo menos 40 cm de profundidade para que as plantas enraízem com facilidade.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de junho 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar