Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 29 de abril a 5 de maio

Mais uma semana com um feriado que pode aproveitar para semear, plantar e dedicar-se ao jardim, varanda ou terraço, afinal de contas a primavera já aí está e o calor embora se atenue esta semana, vai chegar e é bom ter o seu espaço exterior lindo para que dele possa usufruir. Programe as suas tarefas da semana segundo o aconselhado pelo calendário lunar para assim ter mais sucesso com as suas plantas.

Aipo

Nos dias 29 plante e semeie raízes

Condições de cultivo

Precisa de zonas com muito sol, não é muito exigente em termos de solo nem em adubação, desde que sejam bem drenados. Semeie em tabuleiros e quando a planta tiver 12 cm de altura e 2 ou 3 folhas definitivas transplante-a para o local definitivo, deixando uma distância de 40-50 cm entre plantas e entre linhas.

Pode colher a planta toda de uma vez ou ir cortando os talos à medida que precisa. A raiz de aipo não é muito conhecida nem muito utilizada em Portugal. Depois de retirarmos a casca grossa, a esta raiz, encontramos um vegetal branco, com uma textura semelhante a um nabo, mas com um sabor ligeiramente picante e muito fresco, com um sabor entre o aipo e a salsa.

Propriedades medicinais e benefícios do aipo

É talvez dos legumes mais saudáveis e com mais propriedades medicinais: adstringente, afrodisíaco, antirreumático, antissético, desintoxicante, depurativo, drenante pulmonar, purificador do organismo, regenerador sanguíneo e remineralinzante.

Nos dias 30 de abril e 1 de maio plante e semeie flores, arbustos e árvores

A família das proteáceas existe há 95 milhões de anos. Além de antiga, a família das proteáceas é muito extensa: tem mais de 83 géneros com cerca de 1,660 espécies.

Todas estas plantas exóticas extraordinárias são originárias da África do Sul, onde se desenvolvem um pouco por todo o lado. Exigem poucos cuidados de manutenção pois estão habituadas a desenvolverem-se em condições adversas. Dão flor apenas uma vez no ano, consoante a espécie o período de floração é o outono ou a primavera.

Na primavera grande parte das próteas estão em flor e é também uma boa época para as plantar. São muitos os géneros que se comercializam em Portugal, alguns dos mais utilizados são: ProteaLeucospermum e Serruria, cada um com muitas espécies e variedades diferentes.

Condições de cultivo

O ideal é plantá-las no jardim com um afastamento de 1 m umas das outras, mas se não tiver jardim, pode cultiva-las em vaso com pelo menos 30-40 cm de altura para que as raízes se possam desenvolver em boas condições e usando um substrato para plantas acidófilas ou especial para próteas. Precisa de zonas com sol, substrato leve, bem drenado e com pH ácido e regas semanais. Devem ser fertilizadas na primavera/verão (quinzenalmente) e no outono (mensalmente). No primeiro ano, as próteas precisam de mais água, pois as raízes estão a desenvolver-se. A partir do segundo ano, uma rega por semana em períodos de secura basta. As próteas adoram o sol direto.

Em geral todas as plantas da família das proteáceas quando plantadas em vaso, devem ser adubadas duas vezes por ano, uma depois da floração e outra no verão, aconselha-se 10 g por planta. Atenção que a adubação deve ser feita com a utilização de um adubo especial para próteas, sem fósforo, pois elas são intolerantes ao fósforo.

As próteas plantadas na terra são mais tolerantes e pode-se adubar mais vezes no verão.

Qualquer proteácea quando esta frio é melhor não colocar no interior de casa, é melhor apoiar numa parede exterior da casa, numa zona que tenha bastante sol e cobrir com um tecido transparente porque precisa de circulação de ar.

Chicória

No dia 2 e 3 plante e semeie folhas

Uma alternativa à alface, à mizuna ou aos canónigos para tornar as suas saladas de verão mais variadas e saborosas. Com um ligeiro travo picante é muito fácil de cultivar e muito resistente.

Condições de cultivo

Prefere solos alcalinos, pH ideal 6-7, precisa de zonas com sol, tem uma grande tolerância tanto ao frio como ao calor. Semeie em tabuleiros e transplante quando a raiz tiver cerca de 7 cm de profundidade. Deixe cerca de 20 cm entre plantas. Regue regularmente. No período de maior produção deve fertilizar com composto ou húmus de minhoca.

 Propriedades medicinais e benefícios da chicória

Rica em vitamina A, B6 e C, bem como em fibras, proteínas, potássio e magnésio. Tem propriedades diuréticas, digestivas, calmantes e contribui para a diminuição do mau colesterol.

Grão-de-bico

No dia 4 e plante e semeie frutos

Uma planta muito produtiva, fácil e rápida de cultivar na horta.

Condições de cultivo

Zonas com calor e sol direto. Prefere solos com pH neutro ou ligeiramente alcalino. Semeia-se agora e colhe-se em agosto. Faça a sementeira em local definitivo em linhas afastadas 70-80 cm.

Deve ter em atenção as limpezas e mondas do terreno,  para remoção de plantas infestantes pois estão competem muito com a planta de grão-de-bico.

Propriedades medicinais e benefícios do grão-de-bico

Rico em zinco, potássio e ferro, fortalece o sistema imunitário, rico em fibras, benéfico para o funcionamento intestinal. Reduz o mau colesterol e o risco de doenças cardíacas e cardiovasculares.

Leia também: Calendário lunar de abril e Calendário lunar de maio

Fotos: Thinkstock e Pixabay

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar