Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 3 a 9 de junho

Nesta semana em que o sol e a chuva vão variar, dedique-se a semear as plantas aromáticas que vai usar nas suas saladas de verão. Plante flores exuberantes como as gauras e outras que dêem um toque de cor e de verão ao seu jardim, varanda ou terraço.

Nabos

 Nos dias 3 e 4 semeie e plante raízes

Um legume indispensável na horta que tem um período vegetativo de dois meses e é muito fácil de cultivar.

Condições de cultivo

Gosta de solos neutros ou ligeiramente ácidos, não aguenta a falta de água, pelo que tem de ser regado regularmente. Podem ser cultivados todo o ano e durante as estações mais quentes devem ser cultivados em zonas frescas e com alguma sombra. Semeie diretamente no local definitivo pois não aguentam o transplante. As sementes são muito pequenas, quando a semear não as enterre muito para que não tenha dificuldade em germinar.

Propriedades medicinais e benefícios do nabo

É um legume pouco calórico o que faz dele um excelente aliado das dietas. Rico em vitamina C, ácido fólico e fibras. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. Contribui para a saúde intestinal pois regula os intestinos, prevenindo a prisão de ventre e ajudando a eliminar as toxinas.

Gaura

Nos dias 5 e 6 plante flores

A gaura é uma planta herbácea perene com floração abundante durante a primavera e verão, atinge até 0,6-0,7 cm de altura. As suas flores de quatro pétalas podem ser brancas ou em vários tons de rosa. Resultam muito bem usadas em maciços, em vasos, sozinhas ou combinadas como plantas como as alfazemas, alecrins, santolinas, etc.

Condições de cultivo

Devem ser plantadas em zonas muito expostas ao sol para se tirar partido da sua floração. Resistem a meia sombra desde que apanhe sol à tarde. Aguentam climas quentes e secos mas necessitam de ser regadas regularmente principalmente no primeiro ano, depois de instaladas resistem bem à secura. No inverno são sensíveis à geada, pelo que não devem ser plantas em zonas onde estas ocorrem com frequência. Preferem solos bem drenados e ricos em matéria orgânica.

No fim do inverno deverá fazer uma poda de rejuvenescimento, reduzindo a planta a metade do tamanho, garantindo assim um crescimento mais denso  e melhores florações na primavera seguinte.

Coentros

Nos dias 7, 8 e 9 plante e semeie folhas

Há plantas aromáticas essenciais e fáceis de cultivar, no jardim, na horta ou na varanda. Os coentros e a segurelha são umas delas. Deliciosas, aromáticas e saudáveis, semeie já as suas.

Condições de cultivo dos coentros

Pode semear em qualquer época do ano e em vaso, precisa de pelo menos 6 horas de luz or dia e de preferência algumas horas de sol direto. Não aguenta a secura mas também não tolera o excesso de água. Utilize um substrato para plantas aromáticas e drene bem os vasos onde os semeia. Pode semear no mesmo vaso que o manjericão, salsa ou cebolinho, pois têm o mesmo tipo de exigências em termos de substrato, luz e rega.

Propriedades medicinais e benefícios dos coentros

São ricos em vitamina B e C, em proteínas, sais minerais e ferro. Têm propriedades calmantes, digestivas, combatem a fadiga e as enxaquecas. As sementes quando consumidas a seguir às refeições são um excelente digestivo.

Fotos: Thinkstock

Leia também: Calendário lunar de junho 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar