Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 8 a 14 de julho

Nesta semana são muitas as tarefas que pode e deve ir fazendo para preparar já a próxima estação, pois se fizer as coisas com antecipação, poupa dinheiro e consegue produzir as suas plantas em maior quantidade.

Nesta altura prepare já algumas sementeiras e flores que vão brilhar no outono como os cravos-túnicos e as cravinas, bem como as couves, os feijões e os nabos. Esta semana é especialmente boa para combater pragas das suas plantas, nesta época são muitas as que estão a atacar quer as plantas hortícolas quer as plantas ornamentais.

Variedade de feijão

No dia 8 plante e semeie frutos

Condições de cultivo

Gosta de solos soltos e bem drenados com um pH neutro, não aguenta a secura mas não tolera o encharcamento. É sensível à geada, que precisa de uma temperatura do solo acima de 14ºC para germinar, e de algum calor após a floração (entre 20º C e 30ºC)

Pode semear-se agora em local definitivo, em linha, enterrando os feijões a 3 cm de profundidade. A distância entre linhas deve ser de cerca de 70-80 cm e a distancia entre pés de feijão de 35-40 cm. Não se esqueça que quando começarem a crescer os deve tutorar pois são plantas trepadeiras.

Propriedades medicinais e benefícios do feijão

O feijão é muito rico em proteínas, potássio, magnésio e ferro e fibra. É uma excelente fonte de energia, contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso e ajuda a combater o colesterol.

Nabo

Nos dias 9 a 11 plante ou semeie raízes

Um dos legumes absolutamente  indispensável na horta, ou mesmo em floreira, tem um período vegetativo de dois meses é e muito fácil de cultivar.

Condições de cultivo

Gosta de solos neutros ou ligeiramente ácidos, não aguenta a falta de água, pelo que tem de ser regado regularmente, sem nunca encharcar para que não apodreça. Podem ser cultivados todo o ano e durante as estações mais quentes devem ser cultivados em zonas frescas e com alguma sombra. Semeie diretamente no local definitivo pois não aguentam o transplante. As sementes são muito pequenas, quando a semear não as enterre muito para que não tenha dificuldade em germinar.

Propriedades medicinais e benefícios do nabo

É um legume muito pouco calórico o que faz dele um excelente aliado das dietas, é também muito versátil e usado muitas vezes como substituto da batata na sopa. Rico em vitamina C, ácido fólico e fibras. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. Contribui para a saúde intestinal pois regula os intestinos, prevenindo a prisão de ventre e ajudando a eliminar as toxinas.

Cravinas

Nos dias 12 e 13 plante flores

Pode fazer já as suas sementeiras de cravos e cravinas, plantas muito resistentes, perenes, aromáticas e que ainda têm a grande mais valia de as suas flores serem comestíveis.

Condições de cultivo

Zonas com sol direto, jardim, horta, varandas e terraços, vasos e floreiras. Qualquer tipo de solo desde que bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Pode semear em tabuleiros ou cuvetes e transplantar para vaso quando já tiverem 4 ou 5 folhas definitivas e 10 cm de altura.

Couve kale

No dia 14 plante folhas

As couves são imprescindíveis na dieta mediterrânea e está provado que o seu consumo faz muito bem à saúde em geral. São muito fáceis de cultivar e há neste momento uma série de couves diferentes no mercado, desde a tradicional couve-portuguesa, a penca, a coração, a lombarda até à famosa frisada (kale) que está tanto na moda por ser uma excelente fonte de proteína. Esta é daquelas couves que se pode consumir fresca, em saladas ou smoothies, mas que também é deliciosa salteada, cozida, etc.

Condições de cultivo

Não são exigentes em termos de tipo de solo, desde que este seja bem drenado. Gostam de zonas com muito sol, devem ser regadas quando está muito calor. Pode fazer sementeiras em cuvetes e mais tarde transplantá-las. São fáceis de cultivar em vaso ou floreira, desde que este tenha pelo menos 40 cm de profundidade para que as raízes se desenvolvam em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios das couves

O seu consumo regular reforça o sistema imunitário, são um excelente antioxidante, principalmente as que têm as folhas de cor verde mais escura. Favorecem a saúde dos ossos e do coração.

Pragas

Nos dias 10 a 13 combata pragas e infestantes

Embora devam estar sempre atentos ao que se passa, os dias ideias para “atacar” as pragas que infelizmente são muitas, desde lagartas, pulgões, piolhos, aranhiços, etc até às doenças que vão aparecendo. Muito há para fazer, observe atentamente as suas plantas e quanto mais cedo começar o combate, maior será o sucesso.

As infestantes são outra preocupação principalmente quando concorrem com plantas mais pequenas e frágeis, não se lhes pode dar descanso!

Aproveite para assistir ao vídeo: Como combater pragas e doenças das suas plantas

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de julho 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar