Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 9 a 15 de setembro

Pereira

Já há mais humidade no ar, os dias são mais pequenos e mais frescos. A rega pode agora começar a ser diminuída. Está na hora de começar a preparar o seu jardim para o outono. São muitas as plantações e sementeiras que pode e deve fazer.

Semear e plantar frutos no dia 9

Pode começar a plantar algumas árvores de fruto no seu jardim ou pomar. As pereiras e as macieiras de várias variedades podem ser uma boa opção. Sempre que possível compre variedades tradicionais, deliciosas e completamente diferentes das que encontra nos supermercados e mercearias. Não se esqueça de fazer uma boa cova de plantação e de lhe juntar estrume, composto ou fertilizante para garantir que a árvore tem alimento quando se começar a desenvolver.

Nabos

Os dias 10, 11, 12 e 13 são os ideias para semear e plantar raízes

O nabo é um legume que se consegue cultivar todo o ano e que por isso é indispensável na horta. É fácil de cultivar pois tem um período vegetativo muito curto, de dois meses.

Condições de cultivo

Gosta de solos neutros ou ligeiramente ácidos, não aguenta a falta de água, pelo que tem de ser regado regularmente, sem encharcar para não apodrecer. Podem ser cultivados todo o ano e durante as estações mais quentes devem ser cultivados em zonas frescas e com alguma sombra. Semeie diretamente no local definitivo pois não aguentam o transplante. As sementes são muito pequenas, quando a semear não as enterre muito para que não tenha dificuldade em germinar.

Propriedades medicinais e benefícios do nabo

É um legume pouco calórico o que faz dele um excelente aliado das dietas. Rico em vitamina C, ácido fólico e fibras. Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. Contribui para a saúde intestinal pois regula os intestinos, prevenindo a prisão de ventre e ajudando a eliminar as toxinas.

Crisântemos

O dia 14 é o mais favorável para semear e plantar flores e arbustos

Muitas são as flores de outono que pode plantar já, os crisântemos são indispensáveis em qualquer jardim , varanda ou terraço. Nesta altura começa a haver alguma variedade de cores no mercado, cor-de-rosa, em tons de ferrugem, brancos ou roxos, para todos os gostos.

Ásteres

Os ásteres também são uma boa opção, que garante um longo período de floração e pouca manutenção, são resistentes á secura e dão-se muito bem em vasos e floreiras. Os ciclâmenes são uma das minhas flores favoritas para ter no jardim, na varanda e até em casa, dão cor durante o outono e inverno. Gosto especialmente dos cor-de-rosa e dos brancos, preferem estar na meia sombra do que ao sol direto, há variedades com flor maior e mais pequena.

Veja também: Vídeo: Ciclâmenes, flores de outono

O dia 15 é o mais  favorável para semear e plantar folhas

Cada vez há maior preocupação com a ingestão de legumes na alimentação, as couves são imprescindíveis na dieta mediterrânea e está provado que o seu consumo faz muito bem à saúde em geral. São muito fáceis de cultivar e há neste momento uma série de couves diferentes no mercado, desde a tradicional couve-portuguesa, a penca, a coração, a lombarda até à famosa frisada (kale) que está tanto na moda por ser uma excelente fonte de proteína, não esquecendo os brócolos e a couve-flor.

Condições de cultivo

Não são exigentes em termos de tipo de solo, desde que este seja bem drenado. Gostam de zonas com muito sol, devem ser regadas quando está muito calor. Pode fazer sementeiras em cuvetes e mais tarde transplantá-las. São fáceis de cultivar em vaso ou floreira, desde que este tenha pelo menos 40 cm de profundidade para que as raízes se desenvolvam em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios das couves

O seu consumo regular reforça o sistema imunitário, são um excelente antioxidante, principalmente as que têm as folhas de cor verde mais escura. Favorecem a saúde dos ossos e do coração. São uma excelente fonte de fibra e de proteína.

Combater pragas e doenças

Esta semana é particularmente favorável para combater as pragas e doenças que atacam nesta época do ano, tenha muita atenção à fruta podre que pode ser prejudicial para a planta.

Veja também: Vídeo: Como combater pragas e doenças das suas plantas

Fazer colheitas

Também está mais do que na hora de colher o que se semeou, lá diz o provérbio que “em setembro a colher e a comer”, não há melhor do que legumes e frutas acabados de colher, aproveite e se tiver excesso de produção congele, faça compotas, conservas ou no caso da fruta desidrate.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de setembro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar