Manutenção Geral

5 técnicas para salvar as plantas do calor

A água é a melhor forma de fazer frente à subida da temperatura mas há outras opções para que as suas plantas superem os meses de calor.

1- Plantas juntas

Terreno com sombra. Uma forma fácil de sombrear o terreno é fazer plantações densas de forma a que não fique muito espaço entre as plantas e que o solo esteja a coberto do Sol, graças à folhagem. Desta forma, consegue criar um microclima que favorece a frescura. Agrupe as espécies por necessidades de água e de luz para que a manutenção se torne mais fácil. Cave um buraco do tamanho do raizame de cada planta, retire-a do vaso e coloque-a no solo, regando copiosamente. Respeite a distância mínima de plantação para que se desenvolvam.

2- Construa um lago

Afastado das árvores. Além de ser um elemento decorativo, o lago proporciona frescura. Embora existam diversos tipos de lagos, como os pré-fabricados, que pode adquirir em centros de jardinagem, ou de cimento, os mais populares são os de revestimento flexível. Cave um buraco, limpe o fundo, coloque uma capa de areia e aplique o revestimento. Fixe as margens com pedras ou ladrilhos e encha com água. No seu interior pode cultivar muitas espécies aquáticas, como nenúfares.

3- Vasos maiores

Proteja os recipientes. No verão, os vasos metálicos e de resina sintética podem aquecer muito o substrato porque absorvem o Sol. Proteja os vasos, colocando-os em recipientes maiores, por exemplo, de barro, material que transpira e deixa passar o ar. Faça como na ilustração, cubra os furos de drenagem do vaso maior com um prato invertido, coloque depois o outro vaso e reencha o espaço entre ambos com substrato. Ao regar, molhe a terra em redor do vaso interior.

4- Corte rente

Em caso de golpes de calor. É possível salvar uma planta que sofreu um golpe de calor? Apenas as espécies lenhosas, árvores e arbustos de folha caduca e as vivazes. Corte um terço da ramagem, de forma a que a seiva se acumule no corte, originando uma nova brotada das gemas latentes. Os sintomas são folhagem seca e manchas castanhas nos ramos. Para evitar essa situação, incremente a rega nos dias quentes, evitando molhar a folhagem.

5- Cultive rasteiras

Refrescam o solo. Se vive numa zona com escassez de água, cultive espécies rasteiras em vez de relvado. Estas plantas dificultam a evaporação dos solos expostos, conferem sombra ao terreno e mantêm-no fresco, impedindo o aparecimento de daninhas. Neste exemplo, à direita, foi plantada na margem do caminho Alchemilla mollis e Aubrieta deltoidea, à esquerda. São espécies de altura escassa e folhagem densa que, uma vez estabelecidas, apenas requerem manutenção ou algum corte ocasional.

Ilustrações: Stefanie Saile

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube

Poderá Também Gostar