Manutenção Geral

Trator de galinhas para trabalhar a terra

trator de galinhas

Trator de galinhas da marca The Little Cottage Co.

 

Um dos mais interessantes processos permaculturais – e muito recomendado, pois reúne várias vantagens – é sem duvida o trator de galinhas. A ideia é construir um galinheiro móvel, que tenha capacidade para albergar um número razoável de galinhas, pelo menos meia dúzia.

A importância das galinhas

Como todos sabemos, as galinhas ciscam, ou seja, revolvem a terra com as patas, comem minuciosamente todas as sementes e ervas daninhas e, ao mesmo tempo, fertilizam a terra com seus excrementos. Logo, são fantásticas a preparar a terra. Se as pusermos numa determinada parcela, esta ficará, em pouco tempo, pronta a ser cultivada. Tudo isto a custo zero, zero de trabalho e ainda com o proveito dos ovos. Como se tudo isto não bastasse, no fim ainda podemos fazer um belo assado no espeto! Impossível ter melhores trabalhadoras!

Trator da marca 100xbetter.

 

Mas cuidado, se as deixarmos tempo demais na mesma terra, elas tornam-se prejudiciais. Assim, colocamos o nosso galinheiro móvel sobre a primeira parcela de terra a cultivar. Quando esta estiver pronta, ou seja, sem ervas, ciscada e adubada, deslocamos o galinheiro para a próxima parcela e assim sucessivamente até termos a nossa horta toda trabalhada.

 

Nessa altura, colocamos o galinheiro no pomar ou nas vinhas. Desde que estes estejam cercados, as galinhas podem aí permanecer por muito tempo e ajudam a manter a terra limpa e estrumada, o que é sem dúvida uma mais-valia também para estas culturas. Muitas vinhas em produção biológica e biodinâmica estão a ser tratadas assim.

E agora? Quem não que ter umas galinhas a ajudar na horta?

Fotos: The Little Cottage Co. e 100xbetter

 

Poderá Também Gostar