Hortícolas e Frutícolas

Vamos à fava?

A fava é dos legumes mais apreciados em Portugal. Os grandes amantes da fava semeiam-na mesmo em duas alturas, sendo a primeira logo no início de novembro, para poderem colhê-la em março e a segunda no início do ano, com a colheita em abril/maio.

Cuidados de cultivo

Semeia-se em local definitivo com espaçamentos de 10 cm, em linhas razoavelmente afastadas, coloca-se a semente a 5 cm de profundidade. Em princípio, um sistema de rega não será necessário visto estarmos em época de chuvas. Se não chover por um longo período de tempo, convém regar de vez em quando por aspersão.

Se o piolho aparecer durante o início do crescimento, convém deixá-lo ficar na planta algum tempo, porque lhes traz benefícios mas logo a seguir à floração devemos cortar as extremidades das folhas, para acabar com o piolho e ajudar a vagem a crescer. Podemos colher a fava em várias fases. Ainda muito pequena e com a semente ainda por criar, para consumir como feijão verde. Se a colhermos depois de formada a semente, a vagem ainda é muito macia e a fava é pequena e muito tenra (a minha escolha!). Também podemos colhe-la já feita e com a vagem mais rija, mas cuidado para não deixar amadurecer demais, pois a fava cria o que chamamos “olho” e torna-se muito rija e farinhenta.

De comer e chorar por mais!

Com a fava muito pequena, cortada tipo feijão verde, faz-se uma deliciosa omelete! Se apanhar as favas ainda pequenas e tenrinhas, pode fazer uma sopa saborosa com as cascas (vagens) muito macias, da mesma forma que faz um creme de espinafres ou cenouras. Acabada de apanhar, tira-se a pele fina que a envolve e come-se crua e temperada como salada, uma verdadeira iguaria feita com favas bem jovens.

Sabia que…?

A fava é originária do Médio Oriente e chegou a Portugal pelo norte de África?

É rica em proteínas, fibras, vitamina C , ferro e hidratos de carbono.

É uma leguminosa, o que significa que também beneficia a terra pois fixa o azoto no solo.

A partir da fava seca faz-se a farinha que, por sua vez, serve para fazer pão.

Companheiros de viagem

Semeie também ervilha, agrião, espinafres, cebola plantar todos os tipos de couve, couve flor, brócolos, alface, alho francês, nabo, rabanetes, nabiças, acelgas. É altura de colher o que resta das culturas de verão, como o tomate, pimento, malaguetas, courgetes, abóboras, beringelas, marmelos, romã, pepino, melão, etc.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar