Passo a Passo

Vamos plantar uma pizza!

plantar uma pizza

Fazer crescer uma pizza demora um bocadinho mais do que mandar vir um takeaway, mas os resultados são bastante mais deliciosos e é muito mais saudável! Vamos plantar num vaso tomate cherry, rúcula, cebolas e plantas aromáticas usadas em Itália. Em breve elas estarão prontas a colher, preparar e comer! (Demora cerca de 5 semanas.)

Informação importante: todas estas plantas gostam de pleno sol (5 a 6 horas por dia). Crescem num solo rico e húmido. Quando aparecerem as flores na planta de tomate deve-se adubar de 2 em 2 semanas.

Vai precisar de:

  • Composto orgânico
  • Gravilha ou leca para a drenagem
  • Um vaso redondo com diâmetro mínimo de 50 cm, furado
  • Separadores para as diferentes plantas
  • 3 vegetais – tomate, rúcula e cebola
  • 3 Aromáticas – manjericão, tomilho e orégãos

Como fazer

Passo 1

plantar uma pizza

1. Decorar os separadores.

 

2. Vaso já drenado.

 

3. Vaso com o composto e os separadores.

 

Decorar os separadores e colocá-los no vaso, furado, já preparado com drenagem no fundo e cheio de composto até 5 cm do topo.

Passo 2

plantar uma pizza

4. Abrir covas no composto.

 

5. Retirar plantas dos vasos.

 

Para cada planta, abre-se uma cova no composto com o tamanho suficiente para caber o torrão. Retira-se a planta do vaso sem a puxar. Aperta-se o vaso dos lados e vira-se de pernas para o ar para que a planta caia na mão. Neste caso a planta de tomate e a rúcula não estão em vaso, são compradas em torrão e as plantas de cebola foram compradas em raíz nua. Para estas plantas a cova de plantação é mais pequena.

Passo 3

Se as raízes das plantas estiverem muito apertadas (porque estão num vaso pequeno e estiveram aí tempo de mais), deve afastá-las com os dedos. Fazer isto gentilmente, as raízes fininhas são delicadas! Coloque a planta na cova.

Passo 4

A base do caule deve ficar ao nível da superfície do composto. Encher o espaço em volta do torrão com composto, apertar com firmeza e depois regar.

Passo 5

plantar uma pizza

Para conseguir um efeito melhor quando as plantas crescerem, alternar os vegetais com as aromáticas.

Passo 6

Colocar o vaso num local solarengo. não esquecer de regar regularmente. Uma forma de fazer uma boa rega pode ser encher de água o espaço entre a superfície do composto e o topo do vaso.

Dica: Se o tomate começar a cair, espetar uma cana no vaso e atar a planta não apertando muito. Para isso, colocar a corda em forma de oito para que o caule da planta não fique encostado à cana.

Receita: A Pizza perfeita fazer a massa, base da pizza. espalhar sobre ela o sumo do tomate esmagado, depois cobrir com queijo ralado (muito!). Picar e adicionar todos os ingredientes frescos, regar com azeite e cozê-la num forno aquecido. Divirtam-se!

Fotos: Marta Vassalo Monteiro

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar