Decoração Varandas e Terraços

Varanda para os mais pequenos

Neste mês de férias para muitos, aproveite para passar mais tempo com a pequenada. Desta vez convido-o(a) a criar um espaço com a ajuda das e para as crianças. Temos de sensibilizar os mais novos para os benefícios da natureza, bem como educá-los para a respeitar. Nada melhor do que o contacto diário e as rotinas de cuidar de um pequeno jardim ou até uma floreira para o fomentar.

Como se costuma dizer, “desde pequenino se torce o pepino”, não concorda? Vamos transformar as nossas varandas em espaços didáticos e apresentá-los às crianças como se de um jogo se tratasse. Torna-se mais apelativo transformá-lo num jogo, onde as plantas, os vasos, a terra, o kit de manutenção, o regador, as placas de identificação, entre muitas outras coisas, se tornam as peças do mesmo.

O ponto de partida começa com uma ida ao viveiro, um programa diferente, onde pode encontrar todos estes elementos para alcançar a sua meta de composição didática de plantas, texturas, cores e aromas. Neste caso concreto, a compra e a plantação de espécies aromáticas será a mais interessante para despertar maior curiosidade nas crianças. Todo o sistema, desde a rotatividade das culturas à sua preparação, o processo de sementeira, o crescimento, a manutenção e frutificação, vai provocar um contacto mais próximo com a terra, estabelecendo uma ligação. Toda uma dinâmica que vai permitir envolver, distrair e aprender ao mesmo tempo.

Benefícios do contacto com a terra

Acaba por ser um momento de descontração que fará diferença no seu dia a dia. O contacto com o solo traz muitos benefícios. Mary O’Brien, uma médica oncologista, descobriu que a bactéria do solo, Mycobacterium vaccae, liberta serotonina que provoca uma melhoria significativa de humor e diminui a ansiedade. Nos seus estudos, tem-se verificado que as pessoas melhoram significativamente o seu estado emocional. Por isso, não veja a terra como uma nódoa, mas sim como um benefício.

Ajudemos as crianças a perceber donde vêm todos os produtos que consumimos diariamante e rapidamente se “colhem” nas prateleiras dos supermercados. Deixo-vos aqui algumas sugestões:

Foto: GettyImages

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar