Decoração Varandas e Terraços

Varandas do avesso

Sky planter

Há várias soluções em que podemos colocar as nossas plantas, e considero que ao contrário têm o seu quê de originalidade. Parece impossível, mas não é; dois irmãos criaram uma linha de vasos suspensos com a original ideia de os colocar de “pernas para o ar”!

A sky planter, da Boskke, é uma linha de vasos premiada pela Red Dot Award (2011), BIO 22 Design Award (2010), etc., em que a planta fica presa por um disco de bloqueio e uma malha. Quando pendurado, a terra compacta sobre a malha e impede que esta caia.

Sky Planter

No entanto, pode acontecer cair alguma terra quando são preparados e pendurados. Para regar, basta adicionar água por cima do vaso, onde é acumulada num reservatório de cerâmica e vai humedecendo a planta gradualmente, conforme a sua necessidade. Pode encontrar vasos em cerâmica ou em PVC reciclado, sendo esta uma solução mais leve.

O que plantar? Pode criar um “jardim suspenso” de aromáticas, optando pelo manjericão, alecrim, pimenta, hortelã, etc. ou um jardim ornamental, composto por heras, fetos, orquídeas, aloés, dracenas, Pelargonium, etc. Quando os colocar, tenha sempre o cuidado de os pôr em zonas salvaguardadas de vento.

Ainda em suspenso, tem-se o suporte de fios que, pela técnica de macramé, apresenta uma infinidade de formas decorativas, sendo uma delas os suportes para vasos. Trata-se de um trabalho manual que, sem recorrer a qualquer ferramenta, trabalha os fios através de nós, formando uma teia geométrica. É uma técnica muito utilizada pelos marinheiros atualmente reinterpretada por jovens artesãos.

A Cordame, de Joana Teixeira, é um desses exemplos, que não só improvisa, recorrendo a diferentes tipos de fios, como utiliza alguns acessórios em cobre para marcar a diferença. Este tipo de suportes são mais utilizados no interior, mas caso tenha varandas protegidas é uma solução diferente que poderá conjugar com os seus vasos tradicionais.

Tome nota

Para aprender a fazer macrame saiba mais aqui.

Fotos: Boskke e Cordame

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar