Varandas e Terraços

Varandas outonais

Assim nos despedimos do verão dando as boas-vindas ao outono. Os dias vão ficando mais pequenos e somos presenteados pelos fins de tarde de cores quentes, em que o céu é rasgado por vários tons de amarelo e laranja. Vão-se tornando mais apetecíveis os momentos de descanso e de leitura, em que uma manta já se enquadra perfeitamente na composição. Mas que espécies utilizar para reforçar esta estação que se vai despedindo dos tons quentes do verão?

Espécies com folhagem ou flor de outono

Combine, de forma harmoniosa, as cores, formas e texturas das diferentes plantas e dê um toque de outono à sua varanda.

Parthenocissus quinquefolia (Vinha-virgem)

Uma espécie muito fácil de identificar pelo esplendor da sua folhagem que muda de cor com a chegada do outono. Trata-se de uma trepadeira caduca que precisa de regas regulares, de ser conduzida através de uma treliça e suporta estar exposta em sol pleno ou mesmo meia-sombra.

Viola tricolor (Amores-perfeitos)

Uma planta outonal, em que poderá ser semeada em agosto/setembro e plantada entre outubro e novembro. Apesar de ter uma vida curta, pois trata-se de uma planta anual/bienal, permite uma combinação variada de cores na nossa varanda. Precisa de cinco a seis horas de sol direto e ter o solo sempre húmido, mas atenção ao excesso de água.

Chrysanthemum sp (Crisântemos)

Uma planta fácil de tratar e muito resistente, ter sempre a atenção de remover as fl ores secas para prolongar a fl oração. É uma espécie que precisa de sol directo e de ser regada nos dias mais quentes.

Espécies com folha persistente e aromáticas

Helychrysum italicum (Erva-do-caril)

Planta perene em que as suas folhas têm um aroma a caril, muito utilizado para arranjos decorativos. Gosta de ambientes quentes e secos, mas resiste bem ao inverno se o seu composto for mantido seco.

Asparagus densiflorus

Não gosta de ambientes secos e de sol muito quente, é uma espécie que poderá ser colocada no interior quando houver perigo de geadas. Uma espécie muito volumosa, que poderá criar efeitos muito originais.

Fotos: Thinkstock

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar