360º

Vídeo: Faça-Você-Mesmo no Leroy Merlin

A Leroy Merlin, marca que comercializa produtos de bricolage e de decoração para a casa e para o jardim, inaugurou, no dia 7 de abril, um espaço que aposta no conceito Faça Você Mesmo.

O Atelier do Lar, localizado em Sintra, junto à loja da marca, tem oficinas onde o público pode trabalhar em têxteis, pintura e acabamentos, madeira, metal e solda e digital. Restaurar móveis, criar peças de madeira de raíz ou fazer objetos com impressão 3D são algumas das possibilidades.

O objetivo é estimular a criatividade e a inovação ao “desbloquear os atuais travões à prática do Do It Yourself [Faça Você Mesmo]: o investimento necessário para a aquisição das ferramentas adequadas e o espaço necessário para a realização de determinados trabalhos”, segundo a Leroy Merlin.

“Cada vez faz menos sentido o ter que adquirir as ferramentas, quando só pretendemos fazer uma utilização pontual das mesmas. No Atelier do Lar é possível ter acesso às ferramentas mais adequadas, sem ter que fazer um investimento dispendioso”, acrescenta a marca.

Dos amadores às start-ups

Carlos Malo, diretor-geral da Leroy Merlin em Portugal, contou à Jardins, em entrevista exclusiva, que o novo espaço espera receber os amadores e semi profissionais mas também artistas e empresas. “O objetivo é que seja um espaço muito aberto. Mas imaginamos [a utilizar o Atelier] muitos estudantes, artistas, coworks, empresas que queiram inovar e fazer um primeiro protótipo.”

Quanto ao futuro do conceito em Portugal, Carlos Malo não dá certezas. “Podemos fechar em dois anos, ou em dois anos abrir mais cinco [Ateliers do Lar]. Vamos guiar-nos pelo público. Se houver uma grande procura, podemos abrir outro em Lisboa, outro no Porto e ter vários em todo o País”.

Para além das oficinas, o Atelier do Lar aposta num serviço de trabalhos à medida. Estes são feitos  por quatro empresas residentes e especialistas nas áreas de Carpintaria, Confeção, Estofamento e Molduras. Vão ainda ser organizados  workshops relacionados com as áreas do Atelier, a começar em maio.

Veja o vídeo para ver o novo espaço.

Fotos: Leroy Merlin, Sara Sousa

Poderá Também Gostar