Eventos

IKEA apresenta a coleção DELAKTIG

Na sexta feira dia 11 de janeiro foi apresentada de forma muito original a mais recente criação da linha DELAKTIG, a cama. No ano passado tinha sido lançado o sofá, com grande sucesso.

Toda esta apresentação esteve rodeada de ambiente de festa como se estivéssemos num lounge de um hotel. Música ao vivo, bebidas e comida foram servidas ao longo da tarde.

Durante a apresentação Tom Dixon, o cocriador desta coleção, esteve à conversa com James Futcher. Explicaram ao público o porquê desta coleção, desta criação e o porquê da cama e desta possibilidade de cada um personalizar as peças à medida das suas necessidades.

“Estou fascinado pela cama como um tipo de artigo básico de que todos precisam. É essencial: passamos mais tempo em contacto com as nossas camas do que com qualquer outro móvel. Então, porque não levá-las mais longe?”  Tom Dixon, Designer

A cama DELAKTIG chega ao mercado em fevereiro de 2019

Com lançamento em fevereiro de 2019, a estrutura de cama DELAKTIG é uma continuação da gama de sofás, igualmente aberta à personalização e transformação.

 “A colaboração e a cocriação estiveram na base deste projeto e inspiraram-nos a ir mais além. Ao aliar a qualidade, funcionalidade e sustentabilidade do design democrático IKEA, com distintas possibilidades de personalização, percebemos que DELAKTIG poderia ser uma cama fantástica. E que a plataforma base poderia ser também utilizada em espaços públicos, para além da casa. Quando decidimos continuar a explorar esta gama, imaginámos as soluções DELAKTIG em pequenos hotéis, escritórios, salas de espera”, explica James Futcher, responsável criativo de IKEA of Sweden.

A estrutura de cama DELAKTIG é uma continuação deste projeto de cocriação, aberta à personalização e transformação. Disponível em tamanho queen (200 x 160 cm), trata-se de uma plataforma que pode ser personalizada de acordo com o conforto pretendido e o estilo de vida de cada um: é possível adicionar, remover e trocar os acessórios.

[gm album=1053]

A estrutura da cama é em alumínio extrudido, feita com alumínio 50% reciclado, é cortada em peças ligadas por juntas dobradas para conseguir estabilidade máxima, um método de produção também usado na indústria da aviação, e que torna o design extremamente leve e duradouro.

Também feita em alumínio 50% reciclado, a ferragem para cabeceira, vendida em separado, é o que permite ligar a cabeceira à estrutura, dando de imediato um novo estilo à sua cama.

A acompanhar a nova estrutura de cama
e cabeceiras DELAKTIG, chega também uma atualização de capa para a plataforma existente. Com uma maior resistência  à abrasão e ao desvanecimento da cor.

Várias configurações possíveis foram  apresentadas no Pop Up Hotel DELAKTIG, em Lisboa.

“Queremos mostrar como a sensação de conforto de um quarto de hotel pode ser criada nas nossas casas, com DELAKTIG. E que cada plataforma pode ser personalizada com as ideias de cada pessoa, porque foi pensada para ser uma cocriação”, acrescenta James.

Para além da área de bar de almofadas e de lounge, foram criados cinco quartos temáticos, mostrando a versatilidade deste mobiliário: o Everyday fabulous room, para quem adora viver o quarto, The green room, para quem gosta muito do verde e da natureza, The family room, um espaço onde cabe a família toda. The minimalist room, para quem gosta de ambientes simples e depurados, e o The comfort room, para quem o conforto é o mais importante.

Bar de almofadas

Uma excelente iniciativa por uma boa causa

No dia seguinte ao evento, dia 12 de janeiro, das 12h às 17h, no Armazém L, no Lx Factory, a IKEA teve à venda, a preços especiais, todos os artigos desta nova coleção e do Hotel DELAKTIG, cujo valor reverte para a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, para ajudar a dar mais conforto e comodidade a quem não o tem no seu dia a dia.

1DELAKTIG – palavra sueca para ‘em conjunto’. Simboliza, para a IKEA, a importância da personalização dos espaços e objetos, presentes no nosso dia-a-dia, em casa. E para o qual todos podemos criativamente contribuir, através da plataforma de cocriação concebida pela IKEA para o efeito: DELAKTIG.

Fotos: Teresa Chambel e IKEA

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar