Todo o dia

XVIII Exposição de Camélias das Furnas

Local: São Miguel Data: 25 e 26 de fevereiro   Organizado pela Associação Portuguesa das Camélias (APC), entidade sem fins lucrativos desde 2008. Visa salvaguardar as camélias como património biológico e cultural de Portugal. Neste sentido, procura congregar todos os interessados em camélias, nomeadamente proprietários de jardins com coleções históricas, colecionadores, simples amantes da flor, profissionais (floricultores, arquitetos paisagistas, jardineiros…), instituições de investigação e entidades ligadas à valorização e conservação do património. Promove, ainda, a disseminação de informação sobre o cultivo e preservação de camélias e a pesquisa histórico-científica, apoiando exposições e atividades afins, tendo em vista o aumento da popularidade da camélia.

X Exposição e Concurso de Camélias em Sintra

Local: Sintra - Parques de Sintra - Monte da Lua Data: 25 e 26 de fevereiro   Organizado pela Associação Portuguesa das Camélias (APC), entidade sem fins lucrativos desde 2008. Visa salvaguardar as camélias como património biológico e cultural de Portugal. Neste sentido, procura congregar todos os interessados em camélias, nomeadamente proprietários de jardins com coleções históricas, colecionadores, simples amantes da flor, profissionais (floricultores, arquitetos paisagistas, jardineiros…), instituições de investigação e entidades ligadas à valorização e conservação do património. Promove, ainda, a disseminação de informação sobre o cultivo e preservação de camélias e a pesquisa histórico-científica, apoiando exposições e atividades afins, tendo em vista o aumento da popularidade da camélia.

Em curso

Exposição de Camélias do Parque da Pena

Parque da Pena Sintra

Datas: 25 e 26 de fevereiro Local: Estufa do Jardim das Camélias Entrada livre, mediante a aquisição de bilhete para o Parque da Pena Numa época do ano em que as cameleiras em flor ornamentam os jardins e quintas de Sintra, a Exposição de Camélias do Parque da Pena oferece a possibilidade de apreciar a riqueza e a diversidade deste património botânico. Para tal, a Parques de Sintra convida quintas e jardins a expor as mais belas camélias das suas coleções. Para além da Exposição de Camélias, os visitantes podem descobrir, não só, a notável coleção iniciada por D. Fernando II, no século XIX, como também uma coleção inédita que inclui 10 híbridos de Camellia azalea, de origem chinesa. No dia 25 de fevereiro, a exposição abre às 11h00 e encerra às 19h00. A sessão de abertura e a entrega de prémios aos melhores exemplares de camélias a concurso está agendada para as 15h00. Segue-se um “Chá no Parque” e uma visita guiada à coleção de camélias do Parque da Pena, distinguido, em 2014, pela International Camellia Society como Jardim de Camélias de Excelência. No dia 26, a exposição está aberta entre as 9h00 e as 19h00.