Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 19 a 25 de maio

Uma semana cheia de sol e calor, ideal para dar um avanço nas suas plantações e sementeiras de verão. Para que o o jardim, varanda ou terraço esteja sempre bonito e saboroso, cultive flores, hortícolas, aromáticas e até pequenos frutos se tiver espaço. Se tiver a sorte de ter espaço para uma horta, cultive de tudo um pouco para fazer refeições frescas e saudáveis já nesta primavera. Atenção às regas nestes dias mais quentes e às fertilizações, na altura de maior floração e frutificação é que as plantas precisam de mais alimento.

 

Nos dias 19 e 20 deve plantar e semear as suas folhas

Agrião

Esta é uma planta de folhas verdes muito rápida e  fácil de cultivar, o seu sabor picante é muito apreciado para utilizar usada em saldas, sanduíches e entradas. A sopa de agriões é um clássico muito saudável e que sabe bem em qualquer época do ano.

Condições de cultivo

  • Gosta de zonas com alguma sombra mas com luz, não tolera temperatura muito altas;
  • Como é uma planta semi-aquática necessita de 5 a 10 cm de água;
  • Pode plantá-la num vaso com terra e colocar dentro de um lago ou recipiente com água;
  • Pode fazer sementeira direta ou plantação (deixando 20 a 30 cm entre plantas);
  • A colheita faz-se 60-80 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios do agrião

Uma hortícola muito nutritiva, rica em sais minerais e vitaminas. Um excelente tónico cerebral, estimulante do metabolismo; antisséptica; diurética; expetorante e afrodisíaca.

 

Dias 21,22 e 23 são os ideais para plantar e semear frutos

Beringela

A beringela é deliciosa, versátil e excelente quando consumida poucas horas a seguir à colheita. Baixa e calorias e muito saudável é um excelente acompanhamento, prato principal ou ingrediente de saladas quentes ou frias. Consome-se assada, estufada, frita ou grelhada.

Condições de cultivo

Necessita de 4 a 5 horas de sol direto e de um substrato rico em matéria orgânica. O ideal é comprar uma planta já formada no viveiro e plantá-la num vaso grande, apenas uma planta por vaso. Se plantar na horta deixe um afastamento de 50 a 60 cm entre plantas. Faça a colheita dos frutos à medida das suas necessidades cortando o fruto pelo pedúnculo com uma tesoura de poda ou faca de colheita.

Propriedades medicinais e benefícios da beringela

Um legume muito rico em vitamina A e C, em cálcio e potássio e também em iodo.

Tem propriedades anti anémicas, anticancerígenas, antirreumáticas e laxantes. O consumo da beringela está indicado no controlo a abcessos, cólicas, anemia, cancro do estômago, reumatismo e retenção de líquidos entre outras.

Curiosidade

Para além do consumo do fruto em si as folhas da beringela podem ser utilizadas para fazer cataplasmas para aliviar as queimaduras e acalmar as dores.

Leia também: A cultura da beringela

 

Os dias 24 e 25 são os ideais para plantar e semear raízes

Cenoura

As cenouras  são fáceis de cultivar quer na horta quer em vaso ou floreira. São deliciosas e versáteis e também muito saudáveis e fáceis de consumir. A sua ramagem para além de ser comestível é também muito decorativa.

 Condições de cultivo

Gostam de zonas com alguma frescura, preferem a meia sombra e solos arenosos, leves e com alguma profundidade. Deve fazer a sementeira em local definitivo pois não se conseguem transplantar facilmente. Semeie em sulcos deixando 40 cm de afastamento entre linhas. Em vaso escolha uma floreira retangular com pelo menos 40 cm de profundidade para que as cenouras se consigam desenvolver em boas condições.

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

A cenoura é muito rica em vitamina A, C e E bem como em cálcio, potássio e sódio. É um legume anticancerígeno, depurativo, calmante, laxante e regenerador hepático. O consumo da cenoura crua ou cozinhada está aconselhado para o combate e alivio de infeções pulmonares, esgotamento, obstipação intestinal, problemas de pele, problemas de visão, nervosismo, etc.

Experimente a receita: Creme de cenoura com caril 

 

 Fotos: Shutterstock

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar