Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 2 a 8 de agosto

Faça sementeiras durante toda a semana

Couve portuguesa

A couve portuguesa é conhecida como couve tronchuda ou repolho português. As folhas verdes são largas e grandes, com veios e pecíolos grossos, sendo que as plantas podem crescer até 50-60 cm.

Gosta de sol pleno no outono e no inverno, mas pode beneficiar da alguma sombra se tentar cultivá-la durante os meses mais quentes. Prepare um solo fértil e bem drenado.

Para culturas de outono-inverno, semeie diretamente num canteiro 2 a 3 meses antes da primeira geada. Mantenha o solo húmido. Quando as plantas atingirem 15 cm de altura, transplante-as para covas no local definitivo no seu quintal, e algumas semanas ou meses depois poderá começar a colher as primeiras folhas externas.

Convém ir deixando sempre 3 camadas de folhas internas para apoiar o crescimento da planta ou, se preferir, opte por colher plantas bem desenvolvidas, inteiras, cortando-as pela base.

Para culturas de primavera, inicie plantas numa pequena estufa no início do inverno, 4-6 semanas antes da última geada, e depois transplante assim que passar a altura das geadas.

Nos dias 2, 3 e 4, cuide das plantas de raiz

Beterraba

O truque para cultivar as melhores beterrabas é um solo solto e fértil, com muita matéria orgânica bem curtida. A beterraba fresca e caseira é muito deliciosa quando assada num pouco de azeite com uma pitada de sal para realçar o sabor.

Embora não seja um dos vegetais cultivados na horta mais conhecidos, não se desperdiça muito ao cultivar beterraba, porque tanto a raiz, que pode ser colhida como beterraba bebé, ainda macia, as folhas também podem ser comidas quando jovens e tenras, assim como se faz com o espinafre.

O solo deve ser neutro ou ligeiramente alcalino (pH 6.5 a 7.5), embora seja tolerante à maioria das condições normais.

Semeie sementes de beterraba de março a julho. A beterraba aprecia uma boa rega se as condições começarem a ser demasiado secas. Isso incentivará a planta a crescer mais rapidamente e as suas raízes ficarão ainda maiores, mais macias e saborosas.

Vá sachando frequentemente entre plantas para manter o terreno livre de ervas infestantes.

Nos dias 5 e 6 cuide das plantas de flor

Capuchinha

As capuchinhas ou chagas são bastante vigorosas e crescem muito num curto espaço de tempo dadas boas condições de solo e clima.

É apenas importante mantê-las regadas durante os períodos mais secos. São boas plantas para ter em vaso e floreiras com algum volume de substrato e desde que haja espaço para as guias irem crescendo pelo chão.

Deixe o solo secar ligeiramente entre as regas, mas não as deixe desidratadas durante vários dias ou vai quebrar a força da planta. Alimente-as regularmente com fertilizante líquido para plantas com flor de forma a garantir muitas flores durante todo o ano.

Como estas plantas são anuais, o seu ciclo é relativamente curto, mas o segredo é continuar a semear ao longo do ano para que tenha sempre algumas em desenvolvimento e eventualmente com flores que pode apreciar pela sua beleza e cores fortes… e até usar na cozinha!

Isto porque as chagas têm flores comestíveis com sabor apimentado, tal como agrião. Todas as cores e variedades são saborosas em saladas ou como enfeites de pratos principais e sobremesas. As folhas também podem ser comidas.

Poderá Também Gostar