Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 23 a 29 de agosto

No dia 23 trate das flores e arbustos

Begónia

O género Begonia (que é o nome botânico e comum) pertence à família Begoniaceae. Existem mais de 1200 espécies de Begonia, crescendo estas melhor em climas tropicais ou subtropicais. No último século, as begónias também vieram a ser uma escolha popular em climas mais frios com gelo e geadas desde que usadas como planta de interior.

A maioria destas ornamentais é perene. As suas raízes podem ser bulbosas, rizomas, tubérculos ou fibrosas. As folhas variam muito em forma, tamanho e cor; e geralmente são alternadas ao longo do caule.

Respondem melhor a condições quentes e húmidas. A faixa de temperatura ideal é de 15 a 26 graus Celsius, embora a maioria tolere temperaturas tão altas quanto 40 ºC ou tão baixas quanto 5 ºC, ou até menos.

Todas as begónias preferem solo bem drenado rico em composto ou matéria orgânica e algumas gostam de sombra total. As semperflorens e as mais arbustivas, no entanto, toleram mais luz e sol do que as demais. Em climas frios, muita sombra pode reduzir a floração, enquanto que em áreas quentes, muito sol queimará a folhagem. Todas crescem bem em semi-sombra.

Nos dias 24 a 27 cuide das plantas de folha

Espinafre

O espinafre (Spinacia oleracea) é um vegetal rico em vitaminas, delicioso e folhoso que é melhor cultivado no clima fresco da primavera e do outono. As muitas variedades de espinafre incluem folhas lisas, alongadas e folhas encaracoladas. Pode ser comido cru ou cozido.

O espinafre armazena-se muito bem no frigorífico ou pode ser cozinhado e congelado para uso posterior. É versátil no prato e possui uma infinidade de nutrientes: ferro; potássio; magnésio; vitaminas A, B6, B9, C e E; e luteína.

Para melhores resultados no cultivo, use sementes frescas visto que a taxa de germinação desta cultura se deteriora com a passagem do tempo. Um canteiro elevado com boa drenagem é perfeito para cultivar espinafres no início da primavera, já que o solo aquece mais rapidamente e pode ser trabalhado após apenas alguns dias quentes sem chuva.

O espinafre gosta de sol pleno e direto, mas tolera sombra parcial. Prepare o canteiro de plantio adicionando ao solo algum composto rico ou estrume curtido. O espinafre adulto tem uma raiz longa, por isso cave o solo até 30 a 40 cm de fundo. Plante cerca de 50 sementes por metro quadrado, para garantir que o solo fica coberto se algumas não nascerem.

Certifique-se de que o solo é mantido húmido até à germinação. Também pode cultivar espinafre num recipiente, mas escolha variedades especificamente adequadas para os diferentes tipos de espaço e recipientes de acordo com as suas necessidades de consumo.

No dia 28 trate das plantas de fruto

Ameixeira

Certifique-se que tem um bom solo. As ameixeiras podem ser bastante tolerantes, mas quanto melhores as condições para começarem a enraizar, melhores os resultados produtivos. Idealmente, o solo deve ser bastante friável e bem trabalhado. Cave-o 2 ou 3 vezes, uma área de cerca de 1 m2 é suficiente e até 40 cm de profundidade.

Isso dá-lhe espaço para adicionar um pouco de estrume ou adubo de fundo. Garanta que o solo é bem drenado pois nenhuma ameixeira gosta de encharcamento no inverno. Escolha um local ensolarado agradável durante a Primavera e o Verão para amadurecer bem os frutos.

As geadas tardias podem estragar as flores e reduzir o rendimento, e ventos fortes também podem desalojar frutas em crescimento e partir os troncos mais carregados.

Irrigação adequada é necessária durante a estação de crescimento, que é de abril a setembro, sendo os períodos-chave para a rega quando o crescimento é mais ativo, de maio a julho. Antes e depois disso, o solo não seca tão rapidamente nem a árvore usará tanta água, especialmente quando as noites são mais frias na primavera e no outono.

Poderá Também Gostar