Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 30 de agosto a 5 de setembro

Nos dias 30 e 31 faça sementeiras e plantações

Coentro

O coentro pode ser cultivado pelas suas folhas ou pelas sementes. As variedades foram criadas para serem melhores na produção de uma ou outra, por isso é preciso ter atenção ao que escolhe plantar.

Uma variedade feita para colheita de sementes produzirá sementes mais rapidamente do que uma variedade de folhas, mas uma vez que uma planta tem como principal objectivo produzir sementes, reduz-se a produção de folhas. Se quiser folhas de coentro para cozinhar, basta selecionar os cultivares mais comuns em Portugal que permitem a colheita continuada de folhas até ao momento em que depois vão espigar e também estes produzir sementes que podemos semear no ano seguinte.

O coentro é semeado do final de fevereiro até ao início de outubro. Para ter uma quantidade constante de folhas durante o verão, semeie pequenas quantidades a cada 3 semanas. Os melhores meses para a produção de folhas são no final da primavera e durante o outono.

O coentro crescerá melhor quando semeado diretamente em vez de cultivado em alvéolos para posterior transplante. Isto porque a perturbação das raízes aprumadas e o stress associado ao transplante farão com que a planta se apresse a espigar.

Nos dias 1 e 2 cuide das flores e arbustos

Cuphea

A Cuphea adora condições quentes e ensolaradas e um solo bem drenado. De facto, a esta planta poderá mesmo apodrecer ou sentir-se muito se permanecer molhada durante muito tempo especialmente nos meses de outono e inverno, por isso garanta a boa drenagem e arejamento.

As plantas toleram sombra parcial, mas também não florescerão tão abundantemente e podem ficar um pouco altas e esguias, com menos densidade e vigor na folhagem.

Esta planta resiste bem a geadas, por isso pode tê-la no exterior em todo o país. Mas pode igualmente trazê-la para o interior nos meses mais frios e cultivá-la numa janela ensolarada virada a sul ou oeste.

Uma vez que as plantas se tenham estabelecido, podem ser podadas ligeiramente em torno da copa para promover novos rebentos e mais flores. Se precisar de mais plantas, as estacas tiradas junto à base, com raízes, são fáceis de propagar no outono.

Nos dias 3 e 4 cultive plantas de fruto

Kumquat

Recomenda-se plantar kumquat numa mistura de solo bem drenado de preferência enriquecido com fertilizante orgânico. Se cultivar em vaso, este deve sempre ser furado no fundo para evitar que as raízes estagnem na água.

Outra solução ideal é ter uma camada de cascalho, argila expandida ou rochas no fundo para garantir que o excesso de água escorra bem. Faça esta camada com cerca de 3 a 4 cm de espessura.

Antecipe o reenvasamento usando um vaso que seja sempre um pouco maior do que o anterior, e faça esta mudança a cada 2 ou 3 anos, em média.

Não é realmente necessário podá-lo mas para reequilibrar a silhueta do seu kumquat, pode fazer cortes levemente na primavera e verão após a colheita, ou então logo no momento do reenvasamento, se for um espécime cultivado em vaso.

Deve adicionar fertilizante para citrinos durante toda a fase de crescimento. Regue abundantemente mas de forma espaçada para que as raízes enxuguem ligeiramente entre regas.

Poderá Também Gostar