Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 4 a 10 de maio

Semana  4 a 10 de maio

Uma semana em que as temperaturas vão descer um pouco, mas em que não pode descurar a rega, principalmente nas plantas que acabou de plantar ou de semear. Está na altura de programar a sua horta de verão e de dar uma nova cara ao seu jardim, varanda ou terraço.

 

Nos dias 5 semeie e plante frutos

Abóbora

Nesta época do ano pode semear abóboras. Há muitas abóboras diferentes: a menina; butternut; hokkaido; curgete ou aboborinha, entre muitas outras. Semeie as que mais gosta, pois é um fruto muito versátil usado desde entradas, pratos principais a sobremesas. Pode durar muito tempo, por isso se produzir a mais não tem problema.

Condições de cultivo

Gostam de solos bem drenados, fertilizados, zonas com muito sol e não se lhes deve faltar com a rega nos dias de mais calor.

Propriedades medicinais e benefícios da abóbora

  • Rica em nutrientes e baixa em calorias é adequada para uma série de dietas;
  • Rica em vitamina A, C , E e complexo B;
  • É também uma excelente fonte de sais minerais como o cálcio, fósforo e potássio, também é rica em fibras;
  • O seu consumo é benéfico para os olhos e doenças coronárias;
  • Previne o aumento do colesterol.

 

Nos dias 6 e 7 segundo o calendário lunar é o melhor dia para semear raízes

Beterraba

Esta é uma semana especialmente benéfica para semear e plantar raízes, aproveite e faça já sementeiras de vários tipos de cenouras e de nabos, assim não lhe vão faltar no final do verão e no outono. Estas duas hortícolas são fáceis de cultivar e muito usadas na alimentação saudável, pois são  grande fonte de nutrientes, vitaminas e sais minerais.

A beterraba olerácea é a que cultivamos habitualmente, na maior parte das vezes é encarnada, mas há variedades amarelas, brancas e alaranjadas.

Leia também: Beterraba, uma hortícola deliciosa e saudável 

Esta é uma hortícola muito simples de cultivar , pode fazer a sementeira em tabuleiros e transplantar quando as plantas estão com 10 cm de altura. Devem ser plantadas em linhas afastadas 30 m e entre plantas 5-10 cm.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muita luz e algumas horas de sol direto, temperaturas entre os 10-24 ºC, solos profundos e bem drenados. Atenção que não lhes pode faltar o boro para se desenvolverem em boas condições, o ph 6-7,5, regas regulares sem encharcar. A colheita deve ser feita 60-90 dias após a sementeira, não deixar atrasar para que as beterrabas não fiquem fibrosas.

Propriedades medicinais e benefícios da beterraba

Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são muito utilizados para desintoxicar e purificar o organismo.

  • É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro;
  • É uma fonte natural de vitamina A,B e C;
  • Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue;
  • Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos;
  • Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
  • Previne problemas de fígado e baço;
  • Estimula o crescimento do cabelo.

 

Nos dias 8 e 9   pode plantar ou semear flores

Muitas são as flores que ainda pode plantar: as hortênsias, rainhas desta estação, são indispensáveis no jardim. Atenção que estas flores preferem a sombra ou meia sombra, de evitar o sol nas horas mais quentes do dia, gostam de substratos ricos em matéria orgânica e com um pH ácido.

Não lhes pode faltar com a água pois não resistem à secura. Se as suas hortênsias forem azuis e se quiser que assim se mantenham, terá de as fertilizar mensalmente com adubo azulador.

Veja o vídeo: HORTÊNSIAS, O SEGREDO PARA UMA FLORAÇÃO EXUBERANTE

No inverno quando estão caducas, devem ser podadas para garantir uma boa floração na primavera seguinte. Pode aproveitar para lhes reduzir um pouco a altura se estiverem a ficar grandes demais. Se não tiver jardim, pode plantá-las em vaso ou floreira desde que este tenha 40 cm de profundidade e que lhes coloque um substrato para plantas acidófilas.

Hortênsias

 

Nos dias 10 e 11 deve semear ou plantar os folhas

Acelgas

Acelga

Uma hortícola deliciosa, que  se consumia tradicionalmente em Portugal, que quase desapareceu, mas que agora voltou a ser utilizada. É excelente para consumir em sopas, salteados ou estufados. Tem um travo picante que dá um gosto especial aos seus pratos. Tem ainda a vantagem de ser uma hortícola muito bonita com os seus caules coloridos, enfeita a horta de forma única!

Condições de cultivo

Uma planta muito rústica e resistente, dá-se bem em qualquer tipo de solo, de preferência alcalino. Não precisa de muitas horas de sol direto, aguenta temperaturas baixas.

Pode semear em tabuleiros e mudar para vasos ou para o sol direto quando atinge 8-10 cm de altura. Quando a plantar na horta deixe 30 cm de distancia entre plantas. Quando colher pode optar por cortar a planta toda ou colher folha a folha (opção mais racional e duradoura), colhendo só o que vai consumir.

Propriedades medicinais e benefícios da acelga

Para além de ser muito nutritiva é tem várias propriedades medicinais: laxante, diurética e regeneradora dos tecidos.

 

Nos dias 5,6 e 7 combata pragas, doenças e plantas infestantes

Afídios ou pulgões

 

Os vários tipos de cochonilha aparecem nos mais diversos tipos de plantas e alastram por todas se não tivermos cuidado. Vejo no nosso vídeo como pode combate-las com sucesso de forma biológica.

Nesta altura do ano em que as temperaturas começam a aumentar e ainda há muita humidade, reúnem-se as condições ideais para as pragas atacarem, entramos na época do pulgão, cochonilha e outros. Para combater pragas desagradáveis como os afídios ou pulgões pode usar chorume de urtiga, pode fazer o seu deixando urtigas de molho em água durante algum tempo ou comprar o produto já feito e aplica-lo diluindo consoante a indicação da embalagem e pulverizando as plantas. Aplique também nas plantas que têm oídio e míldio bem. Pode também ser usado como preventivo destas pragas e fungos.

Chorume de urtigas

 

Veja o vídeo: COMO COMBATER PRAGAS E DOENÇAS DAS SUAS PLANTAS

 Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar