Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 9 a 15 de agosto

Nos dias 9, 10 e 11 cuide das suas plantas de fruto

Oliveira

As oliveiras exigem um solo bem drenado e uma localização ensolarada. Evite locais onde a água fique acumulada no terreno durante períodos chuvosos. No entanto, não podemos considerar a oliveira uma planta de zonas áridas pois gostam de regas regulares para prosperar.

Escolha um sítio que receba pelo menos seis horas de sol direto por dia. Sol pleno é o ideal. Plante a árvore à mesma profundidade que está no vaso.

Não há necessidade de alterar muito o solo com matéria orgânica extra. Simplesmente plante no solo nativo (desde que seja bem drenado). Depois de a árvore estar instalada, pode adicionar um fertilizante de libertação rápida ou lenta, do tipo 10-10-10 ou 13-13-13, de acordo com as instruções do rótulo. Certifique-se que rega bem após a aplicação.

Pode ser útil podar a parte superior que cresce para cima, para incentivar o crescimento lateral, facilitando assim a colheita de frutos. Também é boa ideia cortar pequenos galhos interiores que acabarão por adensar a árvore e dão abrigo a quaisquer pragas ou doenças que possam estar presentes. Se frutificar não for importante, pode moldar a sua oliveira da forma que preferir.

Nos dias 12, 13 e 14 trate das plantas de raiz

Batata doce

A batata-doce é cultivada a partir de estacas. Comece por plantar uma batata-doce saudável no chão ou num recipiente com água. Mantenha húmido e a batata vai começar a produzir rebentos.

Enquanto espera que estes brotos cheios de folhas cresçam, prepare o terreno num sítio ao sol acrescentando composto e adicionando uma dose de fertilizante orgânico bem equilibrado. A batata-doce precisa de boa drenagem, por isso faça um camalhão onde plantar as estacas.

Pegue em estacas com 20 cm de comprimento tiradas da batata-mãe, remova as folhas da base, e plante as estacas com 30-40 cm de distância entre si, deixando as folhas acima da superfície do solo para receberem luz. Mantenha o solo húmido por uma semana ou mais para incentivar a formação de raízes.

Alimente-as mensalmente com fertilizante e regue profundamente durante os períodos mais secos.

A batata-doce é uma cultura muito interessante para jardineiros que estão a começar pois não é atacada por pragas ou doenças. Todas as folhas ajudam na fotossíntese que transforma a luz solar em açúcar e faz crescer as batatas, mas se o crescimento da rama for excessivo, pode ser aparada.

No dia 15 dedique-se às flores e arbustos

Lírio-da-paz

Um lírio de paz pode tolerar quase todos os níveis de luz dentro de casa, mas evite a luz solar direta, porque isso queimará as folhas. Evite posicionar perto do fluxo de ar direto de aquecedores ou ar condicionado.

Mantenha a planta num solo húmido mas não encharcado. Pode crescer ao ar livre em vasos ou no jardim, desde que esteja numa posição quente, fora do sol direto e a drenagem seja excelente.

Procure usar apenas uma mistura de substrato adequada a plantas de interior e garanta que o vaso tem ótima drenagem.

O fertilizante líquido alimenta o lírio da paz durante os picos de crescimento e pode também fazer uma adição anual de fertilizante de liberação controlada.

Para melhores resultados, remova quaisquer folhas mortas ou amareladas e remova as flores à medida que secam.

Poderá Também Gostar