Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 14 a 20 de outubro

O outono continua temperado o que nos permite fazer já algumas sementeiras de inverno. As noites já estão mais frias, por isso não se esqueça de proteger as sementeiras da baixa de temperatura. Aproveite também para dar alguma cor ao seu jardim, plantando urzes que com as suas cores e aroma vão dar uma nova vida ao seu espaço, são resistentes e não necessitam de grandes cuidados de manutenção.

Canonigos

No dia 14 pode semear e plantar folhas

Faça já uma série de sementeiras para as suas saladas de inverno. Experimente cultivar os canonigos ou alface-de-cordeiro são deliciosos, versáteis e muito fáceis de cultivar até em vaso ou floreira.

Condições de cultivo

Não é uma planta exigente em termos de solo,  mas prefere os mais frescos e com pouca argila. Apenas não gosta de muito calor. Deve semear em linha em local definitivo, ou semear a lanço aproveitando o espaço disponível entre outras culturas, como por exemplo o alho-francês e as couves que são mais altas.

Semeie com linhas distanciadas de 20-25 cm entre si. Pode colocar palha por cima para conservar a humidade, esta é um mulch muito eficaz pois protege o solo das diferenças de temperatura (do calor e frio excessivos), das chuvas fortes (amortecendo a queda das gotas).

Propriedades medicinais e benefícios dos canónigos

Muito ricos em vitamina C e ácido fólico, são revitalizante do organismo em geral, combatem também a fadiga. Diurética, laxante e refrescante.

Amendoeira

Semear e plantar frutos nos dias 15 e 16

Esta é a época certa para plantar uma série de árvores de fruto, a amendoeira, é uma delas. Uma árvore extraordinária que para além de nos presentear com o seu delicioso fruto tem uma das mais bonitas florações de final de inverno, deixando tudo branco à sua volta.

Semear e plantar raízes nos dias 17, 18 e 19

Esta é uma semana especialmente boa para plantar raízes, hortícolas como a cebola e a chalota são sempre indispensáveis e deve ter sempre à mão.

O segredo para ter sempre produção durante mais tempo, é fazer o escalonamento das culturas desfasando-as no tempo pelo menos 15 dias a três semanas. Todas as semanas há sementeiras e plantações que pode e deve fazer para que legumes como cebola e as chalotas nunca lhe faltem. Pode semear em tabuleiros ou diretamente em local definitivo. Experimente variedades diferentes de cebola, a minha favorita é a roxa, a chalota também é fácil de cultivar e deliciosa, mais doce e aromática que a cebola.

Propriedades medicinais da cebola

As cebolas são muito ricas em enxofre, vitaminas A e B e minerais. Também previnem uma série de tipos de cancro e combatem as doenças cardiovasculares.

Urzes

Semear e plantar flores e arbustos no dia 20

Plantar ou semear flores é  sempre uma excelente tarefa e especialmente motivante no outono, uma vez que vamos dar novas cores e forma ao jardim, já sem a pressão da primavera e do verão e sem tantas exigências em termos de manutenção, quer seja a rega ou o combate a pragas e doenças

Nesta época do ano há flores que são indispensáveis para marcar a estação. As minhas favoritas são as urzes, de várias cores, misturadas ou não, ficam lindas em canteiros, floreiras ou vasos. São o elemento de cor que o seu espaço exterior precisa.

Condições de cultivo

São plantas que necessitam estar numa zona com 4 a 5 horas de sol direto por dia e gostam de terras ácidas, pelo que quando as plantar deverá utilizar um substrato para plantas acidófilas. Só assim elas irão desenvolver-se em boas condições e retribuir com as florações exuberantes que se pretende. Resistentes à secura e não toleram o encharcamento, regue apenas quando o substrato está seco.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de outubro

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar