Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 26 de agosto a 1 de setembro

Malmequeres

Uma semana de verão em pleno em que não se pode descuidar com as regas, também é uma boa altura para remover flores e folhas secas e para fertilizar as suas plantas com um adubo bio para garantir que estas ficam saudáveis até ao final da estação.

Semear e plantar flores nos dias 26 e 27

Leucanthemum sp

Os malmequeres são flores lindas e resistentes e tanto se podem cultivar em vaso e floreira coo no jardim. Gostam de Sol pleno e de solos bem drenados com pH neutro ou ligeiramente ácido. É uma excelente opção, maciços, bordaduras, sebes, floreiras e vasos, jardins rochosos.

É uma planta muito rustica, tolera bem períodos de seca. Deve podar no início da primavera, removendo a folhagem velha para promover o crescimento e floração. Remover as flores velhas. Fertilizar na primavera e verão.

Rúcula

Os dias 28, 29 e 30 são os ideais para semear folhas

A rúcula é uma planta deliciosa, com um sabor picante, muito fácil de cultivar na horta, no jardim e até em floreira ou vaso. As  folhas podem ser consumidas cruas, cozidas ou refogadas, muito utilizada em inúmeros pratos culinários.

Condições de cultivo

Gosta de temperaturas amenas (16-22ºC), sol direto e luz. Prefere solos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e com pH 6-7. Necessita de regas regulares. Deve fazer a sementeira em local definitivo, a uma profundidade não superior a 0,5 cm. As sementes habitualmente germinam em 4 a 8 dias e estão prontas para ser consumidas em 20-60 dias. Pode optar por arrancar toda a planta ou apenas por retirar as que têm as folhas maiores. Se tiver uma horta urbana pequena, aproveite o espaço livre para semear rúcula, ela tem um ciclo de crescimento mais rápido e enquanto os tomateiros, pimentos, etc vão crescendo, ela germina, cresce e é consumida.

Propriedades medicinais e benefícios da rúcula

É uma excelente fonte de vitaminas A, C e K,  muito importante para a saúde dos olhos e também pela sua riqueza em carotenoides que desaceleram o processo degenerativo da pele. Fortalece o sistema imunitário e atua na renovação das células do nosso corpo. Melhora as funções cerebrais.

Dióspiros

Os dias 31 de agosto e 1 de setembro são os ideais para semear e plantar frutos

Esta começa a ser a época para plantar árvores de fruto como por exemplo o dióspiro que tem a grande vantagem de ser um fruto que se colhe  no outono e que enfeita os jardins nos meses mais frios com os seus frutos cor de laranja.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com sol direto, quando se planta deve fazer-se uma boa cova de plantação e fertilizar-se. Pode podar-se a seguir à frutificação. Necessita regas e fertilizações regulares. É uma pequena árvore de crescimento lento, normalmente só frutifica no terceiro ano após plantação. Pode cultivar em vaso com facilidade.

Propriedades medicinais e benefícios do dióspiro

É um fruto muito rico em potássio  que ajuda a controlar a tensão arterial. É uma fonte natural de vitamina A, B1 e B2, bem como de fibras o que contribui para o bom funcionamento intestinal. O consumo de dióspiros pode ajudar no bom funcionamento do fígado, bexiga e vias respiratórias. São ainda conhecidas propriedades calmantes e laxativas.

Leia também: Calendário lunar de agosto

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar