Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 7 a 13 de outubro

Cortar flores secas

Este outono tão ameno permite-nos usufruir em pleno do jardim, no entanto, não convém descurar as podas de limpeza dos arbustos e trepadeiras em final de floração, tais como verónicas, dipladénias, hibiscos, buganvílias, jasmim, rosas, jasmim-estrelado, tecomarias, etc. Ao retirarmos as flores e folhas secas estamos a proteger as plantas de uma série de pragas e doenças que podem aparecer.

No dia 7 pode semear e plantar frutos

Muitas vezes quando falamos de frutos, toda a gente pensa em morangos, maçãs, peras e bananas…Não esquecer que as ervilhas e as favas são frutos e como tal, este é o dia ideal para as semear esta semana. São leguminosas deliciosamente saudáveis e que devem fazer parte de uma alimentação rica e variada.

Ervilhas

Condições de cultivo

Existem vários tipos de ervilhas, as anãs, as médias e as trepadeiras. As ervilhas gostam de um solo com um pH entre os 6-6,5. Não gosta de solos calcários. Desenvolve-se melhor em zonas temperadas pois não aguenta nem muito calor nem muito frio.

Deve semear em local definitivo, deite as sementes a 2 cm de profundidade, mais ou menos três sementes por cova. Deixe um espaçamento entre plantas de 10-15 cm. As regas devem ser moderadas , mas no período de floração e de crescimento das vagens, não lhe pode faltar a água. Colha quando as vagens estão cheias, mas não deixe secar demais para que os grãos não fiquem rijos.

Semear e plantar raízes nos dias 8, 9 e 10

Algumas hortícolas são absolutamente indispensáveis para dar sabor e originalidade aos nossos pratos, o alho francês é um deles e pode semear já.

Alho-francês

Condições de cultivo

É uma hortícola pouco exigente e que se adapta a qualquer tipo de clima, desde os mais quentes aos mais frios. Não tolera solos com um pH ácido. Para garantir que os alhos franceses ficam brancos deve proceder à amontoa (colocar um monte de terra à volta da planta). Faça agora a sementeira em viveiro e transplante para local definitivo no final do outono ou inicio do inverno. Deve transplantar quando já tem a dois ou três centímetros de diâmetro e 10 a 15 de altura. Deixe uma distância de cerca de 10-15 cm entre plantas.

Hardenbergia

Semear e plantar flores e arbustos no dia 11

Pode dar um toque especial ao seu jardim, varanda ou terraço introduzindo uma trepadeira com uma floração roxa exuberante nesta época do ano e que se prolonga até ao inverno, estou a falar da Hardenbergia, resistente, bonita e dá-se em qualquer tipo de solo, gosta de sol ou meia sombra mas com pelo menos 4 horas de sol direto. Pode plantar junto a um muro, parede, pérgula, etc. Também se pode cultivar em vaso. Se não tiver onde se encostar, crie-lhe uma estrutura de apoio com tutores.

Semear e plantar folhas nos dias 12 e 13

Está na hora de semear acelgas para que nunca lhe faltem no inverno. As acelgas são deliciosas e ficam excelentes salteadas ou em sopa, os caules de várias cores são muito ornamentais para a horta.

Acelgas

Condições de cultivo

É uma planta muito rústica que pode ser cultivada como bianual, ficando no terreno de um ano para o outro, nas zonas mais quentes pode até ficar mais anos, tendo um comportamento de planta perene. Não é exigente em termos de tipo de solo, mas prefere solos alcalinos. Pode semear em tabuleiros ou diretamente no terreno. Deve transplantar quando tem cerca de 10 cm de altura. Quando fizer a plantação em local definitivo deixe cerca de 30 a 35 cm entre plantas. Necessita regas regulares para se desenvolver em boas condições, pois gosta do solo sempre com algum teor de humidade. Pode colher só as folhas ou a planta toda.

Nos dias 7, 8 ,9, 10, 11 e 12 combata pragas e doenças e infestantes

As pragas e as doenças andam por aí e nada melhor do que atacá-las quando ainda estão no início, para tal deve estar atento a mudanças que possam ocorrer, mudanças de cor das folhas, forma, aparecimento de pintas, manchas, etc. Sempre que lhe for possível utilize produtos naturais para combater estes problemas, o bicarbonato de sódio é um excelente auxiliar, bem como o vinagre, o chorume de urtiga, a infusão de camomila e a de cavalinha.

Aproveite para ver: Como combater lesmas e caracóis

Quem semeia colhe

Nos dias 8,9 e 10 é tempo de colher o que semeou, já são muitas as colheitas de frutas e legumes que pode fazer. Colha sempre que possível à medida das suas necessidades, pois quanto menos tempo as frutas e legumes passarem no frigorífico, melhor.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de outubro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar