Lisboa | 12 dezembro
A Direção-Geral do Território, a Direção-Geral do Património Cultural, a Ordem dos Arquitetos e a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas estão a promover a 5.ª Conferência Anual da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP) que terá lugar no dia 12 de dezembro, a partir das 9h00, dedicada ao tema ‘Arquitetura e Paisagem na Transição para a Sustentabilidade – Todos somos Protagonistas’. A localização foi alterada e o evento vai agora ter lugar na Sala O Século – Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, Rua de O Século, n.º 63, Lisboa.
Em 2022 celebraram-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo e os 35 anos do relatório das Nações Unidas ‘O Nosso Futuro Comum’, onde se formulava uma agenda de mudanças globais que estabeleciam o ano de 2000 para alcançar a meta da sustentabilidade. Para que esta não se torne uma palavra vã é fundamental traduzir o conceito de sustentabilidade em ações concretas.
As respostas às alterações climáticas, à perda de biodiversidade, ao restauro ecológico, à descarbonização da economia, à melhoria da saúde e o bem-estar, à reabilitação e reutilização de edifícios, desafiam a arquitetura, a gestão da paisagem e do património natural e cultural, exigindo de todos, porque todos somos protagonistas, uma atuação integrada, multidisciplinar, partilhada e colaborativa, onde a educação, a formação e a sensibilização para esta transição intergeracional ocupam um lugar primordial.
Com a presença de um leque muito diversificado de oradores, procurar-se-á mostrar exemplos de sucesso e debater sobre o que estão a arquitetura e a paisagem a fazer para acelerar a transição para a sustentabilidade.
A conferência inclui ainda a cerimónia de entrega do Prémio Nacional da Paisagem pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, às 14h30.
Pode consultar aqui a programação do evento. Este será presencial e de participação livre, embora sujeito a inscrição prévia. Poderá também assistir em direto, através do YouTube.
Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.