Revista Jardins

6 plantas para uma primavera florida

Há plantas que, com a sua floração, têm a capacidade de transformar a imagem de um jardim ou mesmo da varanda ou terraço.

Nesta época do ano, quase todas as pessoas que têm um jardim ou uma varanda sentem uma enorme vontade de trazer cor para os seus espaços exteriores e, muitas vezes, vão aos centros de jardinagem e não sabem bem o que escolher. Este mês deixo-vos algumas das minhas plantas favoritas para dar cor nesta época do ano. Plantas com as quais, mesmo com poucos exemplares, conseguimos que transformem a imagem do espaço.

FLOR-DE-CERA
CHAMELAUCIUM UNCINATUM

Um arbusto muito resistente, cujo nome vulgar se deve ao facto de o centro da sua flor ter um aspeto ceroso, que faz lembrar uma vela. Dependendo da variedade a sua altura pode variar de 50 cm a 2-3 metros. A coloração das suas flores varia do branco a várias tonalidades de cor-de-rosa, a planta é ligeiramente aromática, quer ao nível das flores quer da folhagem. Floração começa no início da primavera e prolonga-se até ao verão,

Condições de cultivo

Gosta de zonas com muitas horas de sol direto, solos arenosos, logo muito bem drenados, mas enriquecidos com matéria orgânica. Prefere secura a encharcamento, que não tolera mesmo. Agradece regas regulares no verão, principalmente em vaso e uma adubação anual no início da primavera e ou no outono.

CONVOLVOLUS
CONVOLVOLUS CNEORUM “SILVERY MOON”

Herbácea perene, mas que muitas vezes é usada como anual, com cerca de 40 cm de altura, mas que pode crescer horizontalmente 40 ou 50 cm. Muito ornamental com a sua floração branca exuberante que se prolonga ao longo de toda a primavera e verão, formando tapetes compactos ideais para vasos, floreiras, jardins rochosos ou bordaduras.

Condições de cultivo

Sol pleno, solo bem drenado, rico em matéria orgânica. Requer regas regulares nos meses mais quentes e uma adubação na primavera. É uma planta que precisa de poucos cuidados de manutenção e nem necessita de poda.

GAZANIA
GAZANIA PECTINATA

Herbácea perene, com cerca de 30-40 cm de altura, que, nas zonas mais frias, é muitas vezes usada como planta anual. Forma tapetes compactos lindos com as suas flores com cores que vão do branco aos vários tons de amarelo, laranja e encarnado. A floração prolonga-se da primavera ao outono e, em zonas quentes, pode mesmo ser todo o ano.

Condições de cultivo

Desenvolve-se em todo o tipo de solos, mesmo os mais pobres, embora goste de alguma adição de matéria orgânica, aguentando alguma salinidade no solo. Resistente à secura, prefere zonas com sol, mas tolera uma meia-sombra. Deve deixar secar o solo entre regas. Devem ser levantadas dos canteiros e divididas pelo menos de três em três anos.

MARGARIDA-AZUL
FELICIA AMELLOIDES

Uma herbácea perene que como não é tolerante ao frio durante períodos prolongados; nas zonas mais frias é usada como planta anual. Floração azul linda que se prolonga da primavera até ao outono.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com sol direto. Solos bem drenados, resistente à secura e não tolera de forma nenhuma as raízes encharcadas. Deve ser ligeiramente podada após floração, para manter a forma, naturalmente arredondada, e também para fomentar novas rebentações e novas
florações.

SÁLVIA-AZUL
SALVIA FARINACEA

É fascinante e intensa pela sua floração azul, que a torna inconfundível. Perene e com um crescimento que pode atingir 60-80 cm de altura, torna-se bastante florida; quando plantada num local onde se adapte bem, a floração pode prolongar-se da primavera-verão até ao outono. São uma excelente opção para vasos, canteiros ou bordaduras.

Condições de cultivo

Uma boa exposição solar é fundamental para ter uma boa floração, sendo muito importante que o solo possua uma boa drenagem e que as regas não sejam feitas em excesso. As sálvias aguentam melhor períodos de seca do que excesso de água, pois as suas raízes são muito sensíveis e tendem a apodrecer. Podem ser adubadas no início da primavera e no verão.

JASMIM-DA-CALIFÓRNIA
CEANOTHUS THYRSIFLORUS REPENS

Um pequeno arbusto atapetante com uma floração extraordinária azul na primavera e verão. Ideal para revestimento do solo, jardins rochosos, canteiros, floreiras, bordaduras, etc.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com muito sol, mas tolera o ar marítimo e o frio. Prefere solos leves e bem drenados mas com alguma matéria orgânica. Não tolera o encharcamento das raízes. Devem ser adubados na primavera. Deve também fazer-se uma ligeira poda no final da floração, para fomentar o crescimento e novas florações na estação seguinte.

Exit mobile version