Revista Jardins

A VALORSUL faz 25 anos!

A 16 de setembro de 1994 nasce a VALORSUL com o objetivo ambicioso de solucionar e encontrar um destino para os milhares de toneladas de resíduos urbanos produzidos na Grande Lisboa (e mais tarde, em 2010, também na Região Oeste).

Ao longo destes 25 anos, a VALORSUL investiu no potencial dos resíduos como verdadeiros recursos.

Foi na Valorsul que nasceu a primeira central de valorização energética portuguesa, seguindo-se depois a construção da primeira estação para tratar bioresíduos seletivamente recolhidos.

Por ano, esta central produz energia elétrica equivalente a 2% dos consumos domésticos nacionais, e isto usando como matéria prima exclusivamente os resíduos.

Para além da energia, produz mais de 600 toneladas de composto para a agricultura; e conta 74 mil toneladas de materiais encaminhados para reciclar, sempre cumprindo todas as metas ambientais com menos custos para os cidadãos.

A prioridade da VALORSUL é melhorar o serviço público de gestão de resíduos prestado pela empresa aos municípios e aos cidadãos, tendo sido a primeira empresa a obter o reconhecimento da entidade reguladora com a atribuição do “Prémio Excelência ERSAR” pela qualidade dos serviços de gestão de resíduos urbanos, em 2018.

Em números

O território servido pela VALORSUL abrange uma área geográfica muito diversa com 19 municípios e onde residem 1.6 milhões de habitantes. Por ano, recebe e trata quase 1 milhão de toneladas de resíduos, valorizando 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal.

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version