Revista Jardins

Academia dos Produtores: Biostasia

 

A Biostasia foi criada em 2004. Começaram por aproveitar uma lacuna existente no mercado ao nível da execução de hidrossementeiras, mas quando se cruzaram com a problemática do escaravelho-da-palmeira, o seu espírito inovador levou-os a encontrar uma solução biológica para este problema. Foi o ponto de viragem. Agora são uma referência nacional no controlo biológico de pragas e doenças. Conheça esta empresa!

 

Localização: Barreiro e Cadaval

Produção: Uma gama variada de produtos biológicos de combate a pragas e doenças das plantas

Vendas: Portugal

 

História

A Biostasia foi criada, em 2004,por Carlos Gabirro, CEO da empresa, e Marisa Saias, responsável pelo Departamento Comercial e Marketing. Começaram por aproveitar uma lacuna existente no mercado ao nível da execução de hidrossementeiras, mas depressa foram desafiados a desenhar e a construir outro tipo de espaços verdes, o que levou a empresa a englobar serviços de projeto e construção.

Aquando da crise no sector da construção, Carlos cruzou-se com a problemática do escaravelho-da-palmeira, uma praga que afetou grandemente o País e levou à morte de muitos exemplares. Conseguiu trazer para Portugal uma solução biológica para controlar com grande sucesso esta praga. Este é o grande ponto de viragem para a Biostasia, que deixa de se focar somente na construção de espaços verdes e começa a especializar-se no controlo biológico de pragas.

Em 2009, começam a ser dados os primeiros passos para a criação dos produtos com o conceito “resíduo zero” com base em produtos naturais – que são sistemas de produção alimentar que garantem um produto final sem resíduos de pesticidas. Em 2012, começam também a ser produzidos os produtos de fertilização e proteção das plantas. Em 2016, é criado um sector novo na área da microinjeção para tratamento de árvores.

O ano de 2019 traz um grande avanço com um tratamento inovador para a processionária (lagarta-do-pinheiro). Atualmente, têm mais maquinaria e os produtos deixaram de ser centrados somente no controlo de insetos, havendo vários tipos de tratamentos também para doenças provocadas por fungos.

Enquanto entidade especializada e certificada em controlo biológico e com estas especificidades, tornaram-se um parceiro dos municípios no que respeita à manutenção dos espaços verdes.

 

Microinjeção

 

Do cliente profissional para o cliente hobby

Toda a história da empresa foi inicialmente focada para o cliente profissional, mas em 2018 surge a marca Sr. Orgânico, com produtos tanto para o sector profissional como para o consumidor final – o cliente doméstico, que tem o seu jardim, horta, pomar, etc. – que pretende ser uma gama de fácil acesso e compreensível por todos. Esta linha engloba repelentes e fertilizantes para uso no jardim ou em pequenas culturas. Foi também lançada uma linha de pet care a pensar nos animais de estimação.

 

Linha pet care

 

Visão e futuro

Sair fora da caixa e ver o panorama geral permite encaixar as peças soltas e criar soluções inovadoras. A motivação está em encaixar as peças, em inovar, em fazer novo, em resolver efetivamente os problemas. Os objetivos para os próximos cinco anos são ter disponíveis duas linhas de produtos para alcançar tanto o mercado profissional como o doméstico. Além disso, pretendem solidificar o reconhecimento enquanto entidade especialista, num culminar do trabalho que têm feito até aqui, começando a lançar as sementes para a internacionalização. Contribuir para o equilíbrio e estabilidade do meio ambiente é a missão central da Biostasia, realizada através de intervenções eficazes com técnicas de controlo biológico.

Na Biostasia, uma das grandes ambições é o estabelecimento de relações duradouras com os clientes, procurando sempre a solução mais adequada a cada uma das suas necessidades.

 

Veja também:

Academia dos Produtores: Oásis Plantas

 

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