Revista Jardins

Academia dos Produtores: Oásis Plantas

Capa Academia dos produtores - oasis

viveiro da Oasis Plantas

 

Começaram com uma pequena empresa de construção e manutenção de jardins. Atualmente, têm dois centros de jardinagem, um viveiro de 20 hectares de produção de plantas e uma empresa de construção de jardins de referência.

 

Criada em 1988, a Oásis Plantas conta hoje com 24 hectares de produção e dois espaços comerciais, um em Guimarães e outro em Felgueiras. Ao fundador José Mendes juntaram-se os dois filhos, Luís e João, que trouxeram novos conhecimentos à empresa. Juntos levam a Oásis a bom porto.

 

Localização: Guimarães e Felgueiras

Área: 24 hectares

Produção: Uma gama variada de árvores e arbustos resistentes e de baixa manutenção

Vendas: Alemanha, Inglaterra, Países Baixos e Portugal

 

História

A empresa Oásis Plantas foi fundada, em 1988, por José Mendes e inicialmente era uma empresa vocacionada exclusivamente para a construção e manutenção de jardins.

Em 1993, os seus fundadores, que tinham um enorme gosto por plantas, criaram, em Guimarães, o seu primeiro espaço comercial de venda de plantas e artigos de jardinagem ao publico, com uma área de exposição de cerca de 12.000 m2.

Alguns anos mais tarde, com o reconhecimento que foram tendo no mercado e o aumento da procura dos seus produtos, abriram um segundo espaço comercial em Várzea, Felgueiras.

A partir do momento em que tiveram estes dois espaços comerciais a par com a empresa de construção e manutenção de jardins, começaram a sentir cada vez mais a necessidade de ter a sua própria produção de plantas ornamentais, dado muitas vezes não conseguirem encontrar aquilo de que necessitavam no mercado.

Hoje, conta com cerca de 24 hectares de produção e ao fundador José Mendes juntaram-se os dois filhos – Luís, engenheiro agrónomo, e João com formação em Economia, sócio-gerente da empresa. Juntos encontraram o equilíbrio de conhecimentos e a sintonia que tem levado a Oásis a bom porto.

Tem uma vasta equipa formada por 35 colaboradores das mais diversas áreas para dar resposta a todas as necessidades na produção de plantas e resposta aos clientes.

 

 

Produção

O viveiro em Guimarães tem características propícias à produção de vários tipos de plantas, nomeadamente, a disponibilidade de água e os verões com temperaturas relativamente amenas.

Ali são produzidas várias espécies, em várias formas e com várias dimensões, para conseguirem dar resposta a vários tipos de cliente. Cada vez mais são pedidas espécies ou variedades resistentes e de baixa manutenção. Entre os vários arbustos produzidos, destacam-se o metrosídero (Metrosideros excelsa) e a eugénia (Eugenia myrtifolia), entre as espécies mais procuradas no momento.

No que diz respeito a árvores, são produzidas espécies como o Pyrus calleryana chanticleer ou a faia vermelha (Fagus sylvatica atropurpurea), entre muitas outras. A aposta na exportação levou-os a produzir Liquidambar styraciflua ‘Gum Ball’ por serem muito procurados noutros países europeus, nomeadamente no norte da Europa, onde esta espécie é muito utilizada.

As árvores são plantadas com dois ou três anos de idade, sendo bem guiadas para crescerem com uma boa configuração arquitetónica e em boas condições fitossanitárias. Só são vendidas quando alcançarem um calibre mínimo (PAP 10/12). Os exemplares poderão ser adquiridos com torrão ou com raiz nua, em determinadas épocas do ano.

 

 

Futuro

Nos últimos anos, a empresa teve um grande crescimento e aumentou cerca de 20% da sua faturação, o que é uma excelente perspetiva. Para o futuro, pretendem manter o espírito de equipa e o espírito empreendedor, manter a boa relação com os clientes, pois esse é um ponto verdadeiramente importante e chave para o sucesso.

Ao nível da produção, o objetivo é tentar sempre inovar no que toca às variedades de plantas que produzem para terem sempre boa aceitação no mercado, quer nacional quer internacional. Essa é a visão para o sucesso.

 

Veja também:

Academia dos Produtores: Diaplant

 

Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version