Revista Jardins

Agosto e os seus encantos

Decoração de mesa para almoço de verão

 

Ah, o verão! Esta estação em que parece que os dias se dilatam com o calor do sol e se tornam grandes e intensos! Segundo as pesquisas, somos mais felizes no verão, e eu concordo plenamente.

 

Eu, particularmente, adoro o convívio que esta estação proporciona. Geralmente, as mesas são ao ar livre, com muita cor, muita vida, frescos, flores e frutas em abundância. São desprovidas de muito requinte, porque nesta época a estrela principal é o sol, mas nem por isso serão desinteressantes.

Adoro a praia, e é sempre o meu destino predileto para as férias de verão. É perfeito para mesas ao ar livre, para refeições leves e muita hidratação. Aproveito imenso a luz natural até quase ao final do dia. Tudo isso condiz num cenário ideal. Uso e abuso de conchas, peixinhos, objetos que remetem para o mar para decorar. A mesa desta edição foi feita com algumas flores de corte que escolhi na Florista do Mercado, mas dei preferência às flores do meu jardim. Nesta época do ano, tenho lavandas, hortênsias, rosas-de-santa-teresinha, flor do alho-social e muitas maçãs, que são maravilhosas e saborosas, mas que, apesar de serem assim, os bichinhos descobrem sempre primeiro do que eu.

Da loja, usei os girassóis, que têm sol no nome e tão bem caracterizam esta estação, algumas celósias, uns ageratos, umas Achilleas, camomilas e margaridas.

 

Leia também:

25 plantas para varandas e terraços sempre floridos

 

Sou completamente contra espumas florais por mais práticas que sejam, especialmente para quem trabalha com grandes eventos, mas são também maléficas para o meio ambiente, pois não sendo biodegradáveis, libertam muito plástico na Natureza.

Uma técnica que utilizo frequentemente é usar rede de galinheiro em formato de bola amassada dentro de vasos com diâmetro largo, para dar sustentação às flores, como na fotografia, e elas ficam lindas, embebidas em água, com movimento e suporte suficiente e livres da espuma. Um conselho que dou é de não deixarem folhas dentro da água, pois facilitam a proliferação de bactérias e fazem apodrecer as flores.

 

 

Se usar um vaso muito grande, vá cruzando as hastes, pois este entrelaçamento vai permitir uma estrutura suficiente para que as flores não “tombem” para fora do vaso e se sustentem dentro do mesmo. É tudo uma questão de equacionar peso e tamanho, para que haja equilíbrio e o vaso fique firme e bonito.

Para os marcadores de lugar, usei cartões que compro em papelarias e da minha coleção de carimbos (sou apaixonada por eles)– carimbo uma flor, um ramo ou algo que combine com a temática da mesa. Aqui usei lavandas.

 

 

No mesmo cartão, escrevi o nome dos meus convidados e juntei uma lavanda para estabilizar o cartão no prato. Coisas simples que acho que fazem a diferença e demonstram afeto para com o seu convidado. Umas saladas, uns grelhados e um bom banho de piscina, et voilà, o meu dia fica inesquecível.

Depois, partilhe connosco o que faz para que as suas mesas de verão sejam inesquecíveis. Eu, de cá, desejo que tenham um verão maravilhoso.

 

Agradecimentos: Florista do Mercado.

 

Leia também:

Decoração para um jantar de verão

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version