Revista Jardins

Ambiente, Christmasworld, Creativeworld

 

26-30 janeiro 2024

Frankfurt Messe

 

Depois do sucesso do ano passado mantem-se o trio de feiras em 2024. O espaço da feira já está lotado o que é sinal que o negócio global de feiras comerciais está de volta. Desta forma os compradores podem visitar as três feiras ao mesmo tempo o que é uma enorme vantagem.

Os grandes players estão de volta: na Ambiente as grandes marcas como Fackelmann, JJA, Schulte Ufer, Severin e TVS, ou Blomus, Bloomingville, Rosenthal, Royal Tableware, Seltmann-Weiden e Villeroy & Boch A Zwiesel Kristallglas inscreveram-se para o próximo evento isto é importante para o mercado.

Com uma elevada densidade de expositores escandinavos, a próximo Ambiente será o centro do design escandinavo. Outro foco será o design japonês, que os visitantes poderão descobrir em grande variedade em todas as áreas de produtos da Ambiente. Para saber quais as tendências e estilos, a empresa  bora.herke.palmisano foi contratada pela Messe Frankfurt para pesquisar as formas, cores e materiais que inspirarão consumidores em todo o mundo. As três tendências mais importantes serão apresentadas com produtos expostos  na Área de Tendências durante os dias das feiras.

O próximo Ambiente Trends 24+ pode ser dividido em três mundos de estilo:

 

 

Christmasworld oferece muita inspiração para uma grande variedade de produtos, os principais players internacionais do setor estão presentes o que sublinha mais uma vez a forte posição da feira líder de decorações sazonais e festivas no mercado. Na área de Natal e Decoração Sazonal, os visitantes conhecerão expositores como B-Living, Boltze, Dragimex, Edelman, EDG, Exner GmbH, Exotica Cor Mulder, Hoff-Interieur, Kaemingk, Krenz GmbH,

Os interessados em Visual Merchandising & Iluminação podem visitar, por exemplo, os stands da ADAMLIGHTS, Blachère Illumination, Creation Group, Fotodiastasi, Gnosjö Konstsmide, etc.

 

Na Creativeworld, voltaram os fornecedores que expuseram pela última vez em 2018 ou 2019. No segmento de artes gráficas e materiais para artistas, marcas como Golden, Kreul, Marabu, Royal Talens e Schmincke vão estará de volta. Outras marcas conhecidas são Carioca, Clairefontaine, Colart, Faber-Castell, Fabricano, Koh-i-noor e Pebeo.

 

Entrevista a Eva Olbrich, Directora Christmasworld, Messe Frankfurt Exhibition GmbH

 

 

As três feiras juntas foram uma aposta ganha?

Em fevereiro de 2023, a Christmasworld foi realizada simultaneamente com a Ambiente e a Creativeworld pela primeira vez –foi também a primeira experiência de feira comercial ao vivo após a pandemia para muitos dos nossos retalhistas e compradores empresariais. O novo conceito de feira comercial foi um passo corajoso e um grande desafio após um intervalo de mais de dois anos. E conseguimos. O resultado: tivemos um início poderoso para a nova temporada de pedidos. Estávamos  com lotação esgotada: 4.561 expositores ocuparam 352.950 metros quadrados , todo o recinto da feira estava ocupado. Tivemos uma participação esmagadora da Alemanha e do exterior e recebemos 154.000 compradores comerciais de todo o mundo e alcançamos os melhores índices de internacionalidade e satisfação. As salas de exposição fervilhavam, a alegria de nos vermos novamente, a vontade de encomendar e o clima exuberante faziam-se sentir por toda parte. O novo conceito foi um sucesso e superou todas as expectativas. Ambiente e Creativeworld continuarão a decorrer em simultâneo com a Christmasworld.

 

Quais as maiores vantagens para expositores e visitantes em reunir as três feiras?

A maior vantagem: estarem juntos – um lugar, uma vez, três feiras comerciais. Os nossos expositores e visitantes beneficiam sobretudo das sinergias que criámos entre os três eventos para a indústria de bens de consumo, entre outras coisas através da sobreposição de grupos-alvo: Agrupados numa data e num local, facilitamos ainda mais negócios e ainda mais contatos pessoais – inclusive com novos clientes e grupos de produtos. Redefinimos completamente a maior e mais importante plataforma de networking para toda a indústria: Frankfurt é o novo balcão único para o setor global de bens de consumo. O novo trio de feiras cria ofertas de produtos únicas, fortalece os segmentos principais, abre campos futuros e fornece uma visão geral do mercado global.

 

A Christmasworld esgotou seu espaço há mais de dois meses. Tive a oportunidade de visitar a feira no ano passado e fiquei maravilhada, sei que foi um sucesso e que talvez tenha sido isso que fez com que todas as marcas quisessem estar presentes. O que espera da edição deste ano e haverá muitos expositores retornando em 2024?

Christmasworld é realmente única – e não apenas por causa de sua gama de produtos incomparável em todo o mundo. Com uma abordagem moderna e uma gestão eficiente do grupo de produtos, que também se reflete logisticamente, a feira consegue não perder o seu “caráter de animação” apesar da excelente  seleção  de produtos. Isto se deve principalmente ao contato pessoal, foco central do nosso planeamento. A feira já está lotada há meses e todos os grandes expositores que participaram em 2023 estarão de volta em 2024. Pelas mudanças que fizemos, esperamos uma feira que vá além de todas as experiências anteriores. No grupo de produtos Artigos para floristas e decorações de jardim 2024 expositores como Decostar, DPI, Gasper, Good by Goedegebuure, Heembloemex, Othmar Decorations ou Silk-ka apresentam os seus produtos nos na Christmasworld.

 

Junto com a feira propriamente dita, como em outros anos, haverá uma série de apresentações de produtos, designers convidados, o que podemos esperar desta edição?

A apresentação especial Decoration Unlimited, com curadoria do nosso parceiro 2dezign, é definitivamente imperdível. Centra-se na questão: Como transformar o seu ponto de venda num verdadeiro atrativo? É tudo uma questão de efeito WOW. O grande tema de cores da próxima temporada para tudo que é festivo é o verde: sob o lema Mystic Vibes, arranjos sensuais e opulentos em tons ricos e suaves nos aguardam.

Outra apresentação imperdível é o Christmasworld Trends 24+ no foyer do Hall 4.1, decorado com produtos dos expositores: aqui, os expositores podem descobrir quais novos designs, cores, materiais e técnicas estarão em voga para decorações festivas no futuro. As Tendências 24+ celebram a leveza, o otimismo e o familiar. Os três estilos AURA OF PROGRESS_visionary + elemental, QUALITY OF SILENCE_pure+familiar e SPIRIT OF CRAFT_bold+poetical combinam elementos naturais e inovações futurísticas. Designs não convencionais, artesanato tradicional e estética moderna fazem parte da apresentação, enquanto a sustentabilidade e a digitalização estão constantemente presentes. Meu conselho: venha para Christmasworld com bastante tempo e deixe-se encantar!

 

Em termos de sustentabilidade ecológica e social, sei que haverá um programa transversal às três feiras “Estilo Ético” que o compõe, que novidades podemos esperar?

Com a sustentabilidade, abordamos um tema cada vez mais relevante: cada vez mais consumidores em todo o mundo atribuem importância aos produtos sustentáveis. Como centro comercial global de decorações e iluminação festiva, a Christmasworld é um guia para este assunto complexo: aqui, oferecemos aos produtores sustentáveis do setor uma plataforma forte com alcance internacional. E para o comércio damos orientação. Com o nosso programa Estilo Ético, chamamos a atenção para empresas que produzem de forma sustentável e para os seus produtos. O programa estende-se pela Ambiente, Christmasworld e Creativeworld: em 2024, haverá dois espaços Ethical Style, que apresentarão de forma atraente os produtos correspondentes de todas as três feiras sob o mesmo guarda-chuva do Ethical Style. Um júri independente de especialistas internacionais analisará todas as inscrições e fará a curadoria da seleção. Os expositores são listados adequadamente na busca online de expositores, marcados com o selo Estilo Ético no seu stand e fazem parte de um programa de orientação ao cliente sobre o tema.

 

Em relação à edição de 2023, quais serão as principais novidades para 2024?

Como 2023 foi um ano de grandes feiras, em 2024 esperamos crescer tanto em termos de qualidade como de sinergias. Um grande impacto aqui terá a nova orientação dos expositores. Com a mudança da linha Global Sourcing da Christmasworld para o hall 6.2, os visitantes podem esperar tudo relacionado à decoração sazonal sob o mesmo teto, um ao lado do outro. Isto criará novas sinergias com a gama de produtos Giving da Ambiente e aumentará a eficiência da visita à feira.

Pelas pesquisas de mercado, sabemos que este é um motivo importante para a decisão de visitar as feiras. O nosso programa complementar pretende ser ao mesmo tempo educativo e inspirador, ou, digamos, alimento para reflexão em uma atmosfera de bem-estar. Parte do programa é a Conzoom Solutions Academy, os visitantes podem  beneficiar de conselhos práticos para o ponto de venda, que também disponibilizaremos online após as feiras.

 

Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version