Revista Jardins

Apadrinhar uma oliveira abandonada este Natal vai criar postos de trabalho

apadrinha uma oliveira

 

300 oliveiras apadrinhadas até ao Natal

 

A Apadrinhaumaoliveira tem o objetivo de recuperar oliveiras, desenvolver o património natural local e criar postos de trabalho. Para que este projeto seja sustentável, cada pessoa pode apadrinhar uma oliveira abandonada e recuperar o património natural. Com um donativo anual de 60 euros, escolhe a oliveira abandonada, batiza-a, recebe notícias da evolução da sua árvore e visita-a quando quiser. Como agradecimento, cada padrinho recebe 2 litros de azeite virgem extra por ano produzido a partir das oliveiras abandonadas.

“Se chegarmos às 300 oliveiras apadrinhadas até ao Natal criamos mais um posto de trabalho local e tornamos este projeto viável. Estima-se que existam 10 mil oliveiras para recuperar na zona de Abrantes, fruto do abandono dos campos”, diz João Rijo, Diretor da Apadrinhaumaoliveira.org, uma associação sem fins lucrativos, criada em junho deste ano, em Abrantes. “Em 2024 podemos continuar a criar postos de trabalho e recuperar esta paisagem local.”

Porquê apadrinhar uma oliveira

“Agora que se aproxima o Natal, é tempo de escolher presentes que permitam também agir, sensibilizar e implementar iniciativas inovadoras. Dar a possibilidade de ser padrinho ou madrinha de uma oliveira é oferecer um presente sustentável, que promove a recuperação de património natural e a criação de postos de trabalho” lembra João Rijo e deixa a sugestão, “oferece uma oliveira apadrinhada. Somos um presente que faz coisas boas pelo património nacional, pelo ambiente e pela economia local.”

A completar os 6 primeiros meses de atividade, a associação tem neste momento cerca de 80 padrinhos. Foram criados os primeiros 3 postos de trabalho a tempo inteiro, como resultado da reconversão profissional de ex-funcionários da central termoelétrica do Pego.

Os primeiros 950 quilos de azeitonas, apanhados neste outono, serão para produzir o primeiro azeite e oferecer a estes padrinhos. Os próximos projetos passam por concluir a criação da rota das Mouriscas, que vai permitir visitar e conhecer oliveiras centenárias e milenares.

O projeto original espanhol Apadrinaunolivo.org, existe há 9 anos com o mesmo objetivo de recuperar olivais e reduzir os efeitos do abandono das oliveiras. Já recuperou 16 mil oliveiras e tem 7 mil padrinhos.

 

Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version