Revista Jardins

Arte(sanato) na varanda II

O artesanato é um tema que poderia criar vários artigos. Este mês opto pela tapeçaria. Ver a minha geração a pegar na tradição e adaptá-la aos tempos modernos e criar autênticas peças arte deixa-me muito orgulhosa.

artesanato - vanessa barragão

Estúdio Vanessa Barragão

Sei que se trata de peças que não podem estar em céu aberto, mas, para os terraços e varandas semicobertas, poderá ser uma solução bastante interessante. Através da fiação artesanal – tapeçaria – podem ser vistos como verdadeiros jardins em lã. Para vos mostrar do que vos falo, apresento-vos duas artistas: a Vanessa Barregão e a Rita Sevilha.

Studio Vanessa Barragão

A Vanessa Barregão tem o seu estúdio na sua terra natal, Albufeira. Uma jovem artista que apresenta um portefólio e peças que percorrem o mundo (desde Sidney, China, Colômbia e Los Angeles a Itália, etc.). Através de uma técnica ancestral, cria a sua arte com motivos do ecossistema marítimo em perigos de extinção, como os corais. Através da tapeçaria pretende apelar à sensibilidade de todos nós, que devemos ser mais cautelosos e respeitar o nosso meio ambiente.

Utiliza principalmente a lã reciclada proveniente de duas fábricas têxteis nortenhas e pretende explorar outras esferas ameaçadas no mundo das plantas, árvores e peixes.

Através da técnica do croché, as suas peças ganham mais relevo e textura e, em grandes formatos, tornam-se mais impactantes.

Rita Sevilha

A Rita Sevilha, uma arquiteta que explora a tecelagem como meio de expressão da sua arte e como reinterpretação da tradição. São peças únicas e com muita dedicação. Onde tudo começou? Numa visita ao sótão da mãe, reencontrou os teares que o avô materno tinha feito para
as aulas de 5.º e 6.º ano. Todas as peças têm uma história para contar.

[Fotografia à esquerda] Peça decorativa que usa como suporte um aro em bambu. O motivo tecido é feito com fio em 100% algodão e ráfia natural. Pode ter diferentes diâmetros.

[Fotografia à direita] Esta é uma “Tábua Tecida” e consiste numa peça decorativa que usa como suporte/tear uma tábua apanhada na praia e previamente tratada. Para esta peça foram utilizados como materiais cordão de algodão, fio 100% algodão e ráfia natural.

 

Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.


 

Exit mobile version