A Árvore Portuguesa de 2023 é o monumental eucalipto de Contige, situado na freguesia de Sátão, em Viseu. Esta árvore conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional Árvore do Ano 2023, com 3046 votos. Agora será o representante nacional no concurso europeu.
O eucalipto de Contige, cujo nome científico é Eucalyptus globulus, é um dos maiores eucaliptos classificados em Portugal, com 43 metros de altura e 11 metros de perímetro do tronco. Ao longo da sua história, já foi considerada “árvore monumental” pela Autoridade Florestal Nacional e “Árvore de Interesse Público” pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Pensa-se que terá sido plantada em 1878 e que, quando construíram a Estrada das Donárias e atualmente a Estrada Nacional 229 à sua beira, o seu porte magnífico fez com que fosse preservada, levando mesmo ao desvio da estrada para que ambos pudessem coexistir.
Para António José Carvalho, presidente da Junta de Sátão, “O eucalipto de Contige sempre foi um ex-líbris da nossa freguesia, quer pela beleza, quer pelo tamanho, quer pela relação histórica com a freguesia. É uma árvore que se destaca das outras pela sua monumentalidade”. “Este prémio vai cimentar e dar o devido valor naquela que foi a nossa terceira candidatura a este concurso.”
Recorde-se que o concurso é de âmbito nacional e a votação aconteceu online. Em segundo lugar, ficou a azinheira de São Brás de Alportel com 250 anos e 17 metros e, em terceiro, o castanheiro gigante com 500 anos de Guilhafonso, na Guarda.
Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.