Revista Jardins

As tendências de jardinagem para 2018 da spoga+gafa

tendências de jardinagem

A spoga+gafa, a maior feira de jardinagem da Europa, decorreu entre 3 a 5 de setembro em Colónia, na Alemanha. 2131 marcas  provenientes de 59 países mostraram ao mundo as tendências de jardinagem e decoração para o próximo ano. Deixar as plantas entrar em casa e viver cada vez com mais qualidade no exterior são os motes para 2018.

Cultivar em casa

São cada vez maiores as preocupações com um estilo de vida saudável. A jardinagem e a horticultura urbana são uma tendência crescente e as soluções que o mercado apresenta para facilitar a vida de quem quer cultivar são inúmeras, práticas, bonitas e cada vez a preços mais acessíveis e mais fáceis de utilizar.

Decorar com plantas

As plantas voltaram a ser utilizadas na decoração de interiores e deixaram de ser apenas um “apontamento”. São agora muitas vezes as protagonistas, brilhando em estruturas verticais mais ou menos estilizadas, em floreiras penduradas (que passaram a ser trendy), em grandes floreiras de chão ou de encaixar.

Outdoor kitchen

Para cozinhar na rua já não basta um simples churrasco: uma das grandes apostas este ano foram as cozinhas de exterior, com tudo aquilo que é necessário para cozinhar.

Materiais naturais

Nota-se uma tendência clara de utilização cada vez maior dos materiais naturais com acabamento em bruto: madeiras puras, rattan, pedra, etc.  As resinas com acabamento  a imitar estes materiais são uma das grandes apostas de uma série de marcas.

Tecidos para exterior

A oferta de tecidos para exterior revelou um foco nos padrões florais, étnicos e geométricos.

Cores 

Embora se veja um pouco de tudo em termos de palete de cores, é verdade que os verdes, em todas as suas tonalidades, os azuis,  principalmente os turquesas e o índigo, o cinzento, o toupeira e o branco são as cores dominantes.

Mobiliário

O estilo clean, sóbrio e minimalista mantém-se, com cores entre o branco, o cinzento, o toupeira e as cores da madeira natural. As linhas nórdicas estão na ordem do dia: cadeiras com formas originais, mesas de madeira em estado bruto, cadeiras de bambu, rattan natural, peças de madeira escultóricas, etc. Os baloiços, as espreguiçadeiras, as redes e as camas de dia aparecem com uma grande oferta de modelos e de materiais e mais uma vez o conforto no exterior é a prioridade.

Produtos premium

No pavilhão dedicado ao garden unique encontram-se os produtos premium e apresentações de novidades e modelos. Nesta secção decorreu o concurso unique youngstar, cuja vencedora foi Jessica Bruni, com a sua estrutura para pendurar plantas.

Plantas

As suculentas estão na moda, assim como as plantas aromáticas, flores como as hortênsias e hibiscos e hortícolas. As árvores de fruto em palmeta são outra tendência que vem de encontro ao jardim comestível. Plantas de época como bolbos, amores-perfeitos, prímulas e crisântemos invadiram o espaço da Landgard, empresa internacional dedicada à produção de plantas.

Inovação e equipamentos a bateria

Uma das grandes apostas são os equipamentos de jardinagem a bateria. Muitas são as inovações ao nível da automatização em torno da iluminação externa, relvados, segurança, piscinas, rega e estruturas de ensombramento.

O churrasco está na ordem do dia

As marcas apresentaram modelos para todas as dimensões de jardim e para pequenos terraços urbanos. A tecnologia aparece aliada a alguns modelos que podem ser controlados por aplicações para smartphone que nos dizem quando o grelhado está pronto, nomeadamente a grande novidade da Weber, o grelhador Pulse. A Weber lançou também como edição especial, limitada e comemorativa, um Weber encarnado com a cor original do primeiro Weber.

Boulevard das ideias

Aqui foram mostradas as novidades e as grandes tendências de mercado. Alguns dos temas foram: “Vida mais saudável com plantas”, “Indoor gardening – faça você mesmo”, “Verde comestível” , e “Plantas suculentas e catos”.

Fotos: spoga+gafa, Teresa Chambel

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version