Revista Jardins

Banksias: guia de cultivo

Banksia coccinea.

De uma beleza rara, as Banksias distinguem-se pela sua forma cónica repleta de pequenas flores em tons de vermelho, amarelo, laranja e muitas outras cores.  O nome Banksia tem origem no nome do primeiro europeu que as colheu, o naturalista inglês Sir Joseph Banks (1743 – 1820).

O número de espécies de Banksias ultrapassa os 170. Todas elas são nativas da Austrália, exceto a Banksia dentata, que também ocorre naturalmente na Papua Nova Guiné. Pertencentes à família das Proteáceas, as Banksias variam entre arbustos, pequenas árvores e coberturas de solo.

Como cultivar

As Banksias gostam de solos pobres em nutrientes, ácidos, bem drenados e arenosos e precisam de sol direto. As épocas de floração variam entre as espécies, mas muitas florescem no outono e no inverno. A época de plantação ideal é o outono.

No jardim

Escolha um local solarengo e com solo bem drenado no seu jardim. Se o solo for argiloso ou mal drenado, adicione gesso agrícola. A cova de plantação deve ter o dobro da largura e a mesma altura que o torrão da planta. Antes de transplantar a sua Banksia, desfaça ligeiramente as raízes. Depois preencha a cova com o resto do solo, criando um anel de terra mais elevado à volta da planta. Isto vai fazer com que a água seja direcionada para onde é mais precisa. Acrescente mulch orgânico, como casca de pinheiro, à base.

Regue uma ou duas vezes por semana até a planta estar estabelecida. Depois disso, regue quando for necessário. Fertilize a sua Banksia na primavera e no outono com um fertilizante com pouco fósforo e de libertação controlada.

Banksia ‘Birthday Candles’.
Em vaso

É verdade: se não tem jardim, pode cultivar algumas espécies de Banksias em vaso. Escolha Banksias mais compactas, como a ‘Birthday Candles’.

O vaso deve estar num local com sol direto e o substrato deve ser ácido, bem drenado e pobre em nutrientes. Depois de transplantar a Banksia para o vaso, regue bem e acrescente mulch orgânico à base. Na primavera e no outono deve fertilizar a planta um fertilizante com pouco fósforo e de libertação controlada.

Dicas

Fotos: Flora Toscana

Powered by Flora Toscana

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Exit mobile version