Esta é a época do ano certa para valorizar as experiências ao ar livre, à semelhança do que muitos países nórdicos sempre exploraram.
Vivemos num país de clima temperado e somos claramente um povo que vibra com o verão, com as noites quentes e as tardes soalheiras, mas a verdade é que existem três outras estações, sendo que as quatro se complementam. Está na altura de aprendermos a valorizar as experiências ao ar livre durante as estações frias, à semelhança do que acontece em muitos países nórdicos. Um bom agasalho e galochas são o suficiente para garantir muita diversão e aprendizagem ao ar livre, porque as crianças precisam de experimentar o mundo para aprender sobre ele. Precisam de jogar e brincar livremente para se tornarem pessoas mais completas e conscientes. Quanto mais vezes elas ouvem ‘não’, ‘não se suje’ ou ‘tenha cuidado’ quando se trata de brincar, mais oportunidades de crescimento estão a ser perdidas. Algumas pessoas reconhecem a importância de uma brincadeira “mais livre”, mas não se sentem totalmente confortáveis com a realidade de permitir que isso
aconteça, com receio de que a criança se magoe.
Todos nós queremos proteger os nossos filhos ou os nossos netos, é claro, e às vezes a pressão é muito alta nestes tempos modernos. As crianças exploram o mundo usando todos os seus sentidos. É assim que elas aprendem e geralmente aprendem muito mais no recreio, pois há coisas que não se aprendem numa sala de aula.
Pode parecer difícil às vezes deixá-los brincar mais livremente, mas comecemos com algo tão simples quanto natural! Porque limitar as brincadeiras apenas àquelas que são limpas e arrumadinhas não é natural para a criança. Não importa se vivem num apartamento, se não têm quintal, não importa o quão sujas as crianças vão ficar. Este mês, em vez de uma atividade, sugiro seis! Todas simples e com um ingrediente mágico: lama!
COZINHA DE LAMA
CUPCAKES DE LAMA
GELADOS DE LAMA
ESCULTURAS DE LAMA
PINTURA COM LAMA
RIO DE LAMA
Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.