Revista Jardins

Camélia da Casa de Margaride é a “Árvore do Ano 2024”

árvore do ano 2024 - cameleira

 

A camélia ou japoneira da Casa de Margaride em Guimarães, foi eleita a árvore do ano 2024 depois de ter vencido a votação que decorreu online. Esta foi a 7ª edição do Concurso a Árvore Portuguesa do Ano, e esta cameleira irá ser a digna representante de Portugal na competição Árvore Europeia do Ano.

A cameleira está localizada junto a um tanque no terreiro frontal da Casa de Margaride, classificada como Imóvel de Interesse Publico e ela própria um elemento extraordinário e notável , quer pelo seu porte, quer pela sua forma de campânula. Foi classificada como exemplar de interesse público pelo despacho nº 837/2022, devido à sua antiguidade, uma vez que é um exemplar centenário, havendo registos fotográficos de pelo menos 1912 e ela já nessa época tinha um porte adulto. Mas também pela sua dimensão com 6,30 m de diâmetro e 6,15 m de altura, isto sendo todos os anos sujeita a uma poda de topiária que lhe confere esta forma de campânula, tão bonita e original.

Foi Rita Salgado, arquiteta paisagista da Câmara Municipal de Guimarães quem submeteu a candidatura desta cameleira, destacando o excelente estado de manutenção em que ela se encontra, bem como todo o jardim da Casa de Margaride.

Este facto deve-se ao extremo cuidado e dedicação do seu proprietário José Couceiro da Costa, cuja família é proprietária desta casa desde o inicio do século XVI. Está de parabéns, pelo eleição da sua árvore, bem como toda a comunidade que se uniu em torno deste exemplar único de camélia, ou japoneira como são chamadas as camélias, no norte do pais

 

Fotografias de José Couceiro

 

Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version