Revista Jardins

Cascais planta a primeira floresta Miyawaki no concelho

plantação de floresta Miyawaki

 

13 de janeiro em Carcavelos

 

A Forest Impact, em colaboração com o Câmara Municipal de Cascais, vai plantar a primeira Floresta Miyawaki no concelho, situada ao lado do campus da NOVA SBE, em Carcavelos. Este método japonês pioneiro na plantação de árvores está a ser usado para criar pequenas florestas, com o objetivo de desacelerar as mudanças climáticas, criar pontos críticos de biodiversidade e combater o crescente número de ondas de calor. A plantação é feita por voluntários e conta com 600 plantas de 32 espécies, em 200 metros quadrados de floresta.

“As florestas de Miyawaki são um tipo de floresta que ganhou destaque nos últimos anos, devido à sua capacidade de crescer e amadurecer rapidamente. Em comparação com as florestas artificiais tradicionais, que podem levar décadas para atingir a maturidade, as florestas de Miyawaki são conhecidas pela sua capacidade de atingir a maturidade num curto espaço de tempo”, destaca Charles Cabell VI da Forest Impact.

A ação foi selecionada pelo Fundo AdaptCascais, criado pelo município para apoiar projetos locais de adaptação às alterações climáticas, mobilizar a sociedade civil e valorizar a sua participação na ação climática. O fundo, que integra o Programa de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas (PAAAC) aprovado em Conselho de Ministros, financia parcialmente esta plantação.

Azinheira, sobreiro, alfarrobeira, loureiro, zambujeiro são algumas das plantas que vão integrar esta nova Floresta Miyawaki. Para a plantação serão usados materiais orgânicos na fertilização do solo, como casquilhas de pós-torrefação da Delta Café e palha que sobra depois da colhidos os cogumelos da NÃM.

“Estima-se que uma floresta de Miyawaki possa atingir a maturidade em apenas 10 anos, o que é muito menos que numa floresta tradicional. Podem fornecer rapidamente vários benefícios, como melhorar a qualidade do ar, prevenir a erosão do solo e criar habitats para a vida selvagem”, explica Manuela Madonia da Forest Impact. A missão desta plantação é contribuir para a redução do risco das ondas de calor, através do aumento das áreas de ensombramento. “As florestas de Miyawaki contribuem para a sustentabilidade ambiental, mas também promovem um forte sentido de comunidade. A reunião de vizinhos a plantar e cultivar estas miniflorestas cria um compromisso partilhado com o ambiente e um vínculo que se estende além das árvores”, destaca Manuela.

O evento conta com a presença do presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, a vereadora do Ambiente, Joana Balsemão, o presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, Luís Capão e o presidente da União de Freguesias Parede-Carcavelos, Nuno Alves.

 

Evento: Plantação de floresta Miyawaki
Data e local: 13 janeiro 2024, 9h30 – 15h00, Quinta S. Gonçalo, Av. Espanha, Carcavelos (38.681530, -9.323531), bit.ly/47xQwT3
Programa
09h30 – Boas-vindas e acolhimento dos voluntários pela Forest Impact
10h00 – Explicação sumária do projeto e das intervenções a decorrer
10h30 – Mãos à obra na plantação
12h00 – Participação do Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras (a confirmar)
13h00 – Intervalo para almoço – cada voluntário pode trazer a sua refeição e aproveitar o espaço
15h00 – Fim da 1.ª etapa: nasce a floresta Miyawaki

 

Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version