A Edição de Outono 2023 do festival Jardins Abertos decorre nos dois primeiros fins de semana do mês — dias 4–5 e 11–12 de novembro — com uma programação que dá continuidade à Edição de Primavera, focada na alimentação, com visitas guiadas, oficinas e atividades para famílias.
Continuamos a falar de alimentação. De onde vêm e como se produzem alimentos, como identificá-los quando crescem de forma selvagem e espontânea e onde encontrá-los na cidade. De como podemos conservar e provar a potência das paisagens em frascos, no solo ou numa tela de cinema. Da importância da reciclagem e da renovação dos materiais, e de como os fungos são intervenientes fundamentais e magistrais na transformação do desperdício. De como as cidades podem ser palco para a produção de alimentos e como as suas estruturas ecológicas são fundamentais para lançar e enraizar mecanismos, como a sustentabilidade, a economia circular e o trabalho comunitário, na construção de um futuro mais verde.
O caminho inverte-se. A cidade que invadiu o campo abre-se agora à ocupação verde. Do que na primavera se Semeou e Cuidou, traz o outono o tempo de Colher e Transformar.
O festival Jardins Abertos começou com um objetivo simples e direto: a aproximação à Natureza em contexto urbano de forma gratuita e acessível. Os jardins de Lisboa surgem como lugares de promoção de conhecimento e, dessa relação, tal qual uma floresta, crescemos e ficámos conhecidos por abrir os portões dos jardins mais bonitos da cidade, revelando as suas flores, árvores e jardineiros.
Nesta edição poderão ser visitados espaços especiais, como os Jardins do Palácio Fronteira, o Jardim do Centro Ismaili de Lisboa e o Jardim
do Goethe-Institut. Poderão também ser visitados vários espaços verdes inéditos, como o Parque Hortícola do Vale de Chelas, o Viveiro Municipal da Quinta da Pimenteira, o Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles ou o projeto de agricultura vertical: a Upfarm Comunitária de Alvalade.
Haverá ainda as habituais visitas guiadas aos jardins desta edição do festival — com especial destaque ao passeio micológico no Parque Florestal de Monsanto – mas também atividades para famílias e oficinas com diferentes temáticas, desde cogumelos, compostagem, transformação de alimentos através de compotas e fermentação natural e um magusto comunitário para que não restem dúvidas que o outono chegou.
A encerrar esta celebração da alimentação e edição outonal, teremos a oportunidade de escutar as palavras e a intervenção do Sr. Vulcão, assim como celebrar e partilhar a performance comestível das Joy Food Experiences, na Estufa Fria de Lisboa, com o apoio da Planta Livre.
É importante destacar que o festival Jardins Abertos é inteiramente gratuito e aberto a todos, para que a nossa comunidade continue a crescer de forma sustentável e informada
A programação completa está disponível aqui.
Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.