Revista Jardins

Concurso Camélia ‘Vinho do Porto’ – Resultados

O Concurso Camélia ‘Vinho do Porto’ promovido em parceria pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) e pela Associação Portuguesa das Camélias (APC) já tem um vencedor.

Rodrigo Paulo Leitão – Viveiro das Camélias (São Martinho de Recesinhos, Penafiel) é o criador da Camellia japonica ‘Vinho do Porto’, que será registada no International Camellia Register como uma camélia de origem portuguesa. Esta cultivar, com 15 anos, exibe flores vermelho-escuro, de tamanho médio e em forma de anémona. A cultivar resultou do cruzamento das Camellia japonica ‘Bokuhan’ e Camellia japonica ‘Kokuryū’, cultivares japoneses tradicionais, criadas em 1719 e 1859, respetivamente.

No dia 28 de dezembro de 2022, o júri apreciou a candidatura de forma anónima, selecionando o vencedor nos termos do Regulamento do Concurso. Fizeram parte do painel os jurados Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP), António Filipe, em representação dos exportadores de Vinho do Porto, Rui Paredes, pela parte dos viticultores da Região Demarcada do Douro ( representado por Ana Brochado Coelho), Clara Gil de Seabra, em representação da Associação Portuguesa das Camélias e Paulo Farinha Marques, diretor do Jardim Botânico da Universidade do Porto.

A cerimónia de plantação de um exemplar da Camellia japonica ‘Vinho do Porto’ no Jardim Botânico da Universidade do Porto irá decorrer em Março de 2023.

 

Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version