Revista Jardins

Conferência de Imprensa Spoga + Gafa 2023

spoga+gafa 2023

Madrid 22-23

 

Durante dois dias estiveram reunidos em Madrid mais de 70 jornalistas de toda a Europa para assistir à apresentação da Spoga + gafa 2023. No dia 22 no Impact Hub de Madrid , Stefan Lohrberg diretor da feira fez um resumo da feira do ano passado e apresentou as novidades e perspetivas para a edição deste ano.

A maior feira do mundo para a jardinagem e vida do jardim está praticamente completa, 99% do espaço já está reservado, este ano serão mais de 215.000 m2.  De 18 a 20 de junho, empresas de todo o mundo estarão reunidas no recinto de feiras de Colônia, para receberem os  compradores de todo o mundo do comércio especializado e das grandes cadeias internacionais. A feira spoga+gafa terá início dois dias depois do congresso Global DIY Summit, que este ano será realizado em Berlim, o que será benéfico para ambos os eventos, pois as pessoas podem aproveitar para visitar os dois, deslocando-se facilmente de uma cidade para a outra.

 

Edição 2022

No ano passado, a spoga+gafa recebeu mais de 1.000 expositores de 52 países, números que espera superar em 2023 com a abertura de quatro pavilhões adicionais (serão 14 no total).

Stefan Lohrberg, diretor da spoga + gafa reitera que estão muito satisfeitos com a mudança de data de setembro para junho e espera que este ano o evento seja o maior dos últimos anos.

 

Conferência de imprensa

 

Edição 2023

A tendência dos expositores é voltarem este ano e muitos deles aumentarem a área dos seus stands. As razões para o crescimento da feira são várias por um lado, há cada vez mais expositores intercontinentais – da América do Norte e da Ásia, por exemplo –, que buscam estabelecer contatos com o comércio alemão e mundial. Por sua vez, o número de participantes da região da Alemanha, Áustria e Suíça,  dos países do Benelux e da Europa em geral cresceu significativamente em relação ao ano anterior.

Em relação a edições anteriores as áreas do Garden BBQ, Garden Unique, Garden Creation & Care e Garden Living foram ampliadas, bem como os POS Islands, onde haverá cada vez mais ambientes inspiracionais. Nas zonas do BBQ por exemplo, haverá mais espaço para exposição e também para as apresentações de culinária ao vivo.

 

Social Garden – tema do ano

Com a pandemia percebemos que os espaços exteriores sejam :j ardins, pátios, varandas ou terraços, são por excelência locais de encontro. Percebemos o valor acrescentado que é ter um jardim, e passamos a tratar esse espaços com outro carinho, como mais uma divisão da casa que merece ser usada, decorada e a aproveitada da melhor forma.

Terraços, jardins e varandas privadas ganham cada vez mais importância e são cada vez mais um ponto de encontro de famílias, amigos e vizinhos. As marcas do setor apoiam esta função social do jardim com novos produtos e soluções. Com “Jardins Sociais: lugares de encontro”, a spoga+gafa 2023  destaca a relevância social dos espaços verdes privados em todo o mundo.

 

 

Programa de conferencias e palestras

Serão vários os especialistas internacionais do setor verde nos permitirão aprofundar vários conhecimentos ao nivelo da utilização dos espaços exteriores, sustentabilidade, design de jardins, etc. Eles terão lugar tanto no palco do Hall 6 quanto no BHB-Garden Summit, que será realizado paralelamente à feira na terça-feira, dia 20 de junho de 2023.

O programa da feira será completado pelo espaço Boulevard of Ideas, o Trendshow Outdoor  de Mobiliário, Decoração e Mostra de Tendências para Churrascos, além de diversos visitas  temáticas á feira conduzidas por especialistas.

 

Plataforma spoga+gafa 365

Além do encontro anual em Colônia, a spoga+gafa oferece ao setor dos jardins um  espaço virtual. A plataforma de matchmaking da feira, Matchmaking platform spoga+gafa 365, reúne oferta e procura, pessoas e produtos ao longo de todo ano. O matchmaking, a possibilidade de preparar a feira e acompanhar seus resultados posteriormente, bem como os eventos B2Buyer (Business to Buyer) permitem que a experiência spoga+gafa seja prolongada ao mundo digital.

 

Tendências do setor

Durante a conferencia de imprensa tivemos a oportunidade de ouvir Manuel Rucar Trendhunter da empresa Chlorosphere, sobre as grandes tendências e mudanças no setor. Segundo ele, o mercado está a mudar ao nível dos consumidores, logo os produtos e a  forma de os comunicar tem de ser diferente, as grandes mudanças são:

 

1 – As estações do ano mudaram

O verão é cada vez mais quente e seco  e o inverno é cada vez mais seco e menos frio Há mais 22 dias de calor do que costumava haver e menos 17 dias de gelo e neve. Isto dá cerca de mais mês e meio por ano em que podemos usar o espaço exterior.

Os meses em que as pessoas normalmente compram mais coisas para o exterior são de março a maio. De junho a dezembro as compras descem. Com estas nova realidade, a procura é cada vez mais de plantas resistentes ao calor e à falta de água, plantas mais rusticas. Também as estruturas de ensombramento para os espaços exteriores têm mais clientes, pois para se conseguir estar no exterior é necessária uma proteção solar.

 

2 – A paisagem mudou

Durante e depois  da pandemia passou a haver um êxodo para fora dos grandes centros urbanos. Grande parte das pessoas que mudaram, passaram de ter 15m2 de área exterior para 300 m2. O que significa um enorme aumento de procura de equipamento, mobiliário e plantas.

Também nas cidades os espaços verdes estão a mudar, com a nova tendência do rewilding. Mais zonas verdes, mais árvores, procura de plantas silvestres, autóctones , mais resistentes, criação de zonas naturalizadas, com o grande objetivo de aumentar a biodiversidade.

Também as piscinas naturais e naturalizadas, com zonas plantadas e de areia têm mais procura.

 

 

3 – O consumo mudou

As pessoas querem saber mais sobre os produtos que vão comprar, têm necessidade de workshops, cursos, informação sobre como fazer as tarefas de DIY e de jardinagem.

Cada vez há mais procura de produtos reciclados, redução do uso  plástico. Preocupação com a compostagem, mulching, agricultura e jardinagem biológica, cada vez mais procura e oferta de equipamentos de jardinagem a bateria.

 

4 – Forma de comunicar mudou

A nova geração é quem vai mandar no mercado, e estima-se que até 2025 50% dos consumidores de produtos para jardins e jardinagem sejam os millennials.

Que estão habituados a ver tudo na internet, canal Netflix, prime Video, etc. Prezam a transparência na comunicação, querem saber a origem dos materiais e têm uma muito maior preocupação com a sustentabilidade. Seguem avidamente as redes sociais IG e Tik Tok, algumas trends, como as plantas de interior foram lançadas pelo IG. Muitas pessoas começaram a partilhar plantas e a tendência generalizou-se.

 

 

5 – Os consumidores mudaram

A geração Z e os millennials têm mais preocupações ambientais, são ecoresponsáveis, gostam de comprar em lojas, são lúcidos nas suas compras, têm grandes preocupações com o bem estar animal, preferem plantas úteis, melíferas, aromáticas, hortícolas, etc.

Procuram gastar menos e comprar com mais qualidade. Há oportunidades de mercado, nomeadamente ao nível da iluminação exterior, pois hoje em dia há soluções muito caras de design, ou soluções muito baratas e de baixa qualidade. Não há uma grande oferta de iluminação para o consumidor médio.

Preferem flores naturais e materiais naturais, madeira, pedra, etc.

 

 

6 – Grande tendência Barbiecore

Começou na moda, com os 60 anos da icónica boneca e com a noticia do filme que será lançado em breve. O cor-de-rosa começou por invadir as passerelles e depressa passou para a decoração. Também chegou aos jardins onde as flores em vários tons de rosa têm cada vez mais procura, inundando o mercado de uma onde cor-de-rosa.

Também algumas peças de decoração exterior com estes tons começam a aparecer e a fazer a diferença, fucshia, rosa eléctrico, rosa mais pálido, na natureza podemos encontrar todos esses tons que acompanham esta nova tendência.

 

 

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