Revista Jardins

Conferência na Nova SBE: O futuro Sistema de Depósito com Retorno (SDR) de embalagens de bebidas em Cascais

Reflexão sobre os sistemas de depósito com retorno, preparando a entrada em vigor da legislação que tornará o SDR obrigatório em Portugal.

Acerca deste evento

Este evento foi uma reflexão sobre o futuro Sistema de Depósito com Retorno (SDR) de embalagens de bebidas em Cascais. Deu-se a conhecer as principais aprendizagens adquiridas com o iREC – Inovar a Reciclagem*, projeto-piloto desenvolvido pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com a Nova SBE e financiado pelos EEA Grants e o Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Esta conferência contribuiu com informação detalhada sobre os SDR, preparando a entrada em vigor da legislação que tornará o sistema de depósito com retorno obrigatório em todo o território nacional.

Cascais reafirmou mais uma vez o compromisso para a promoção da economia circular.

Temas abordados:

  • BALANÇO DO PROJETO IREC – INOVAR A RECICLAGEM
  • PERSPETIVA EUROPEIA DO SDR
  • PORTARIA SDR
  • IMPACTO DO SDR NA CADEIA DE VALOR DAS EMBALAGENS
  • SDR PELO MUNDO
  • UMA ENTIDADE GESTORA PARA COORDENAR OS AGENTES DO SECTOR?

O Sistema de Depósito com Retorno (SDR) deverá ser obrigatório em Portugal, de acordo com a legislação em vigor, aguardando-se ainda a regulamentação que especifique o modelo de funcionamento deste sistema e respetiva entrada em vigor. Esta conferência teve como mote o projeto-piloto de Cascais, e serviu para partilhar os conhecimentos adquiridos com municípios, retalhistas e produtores de embalagens nacionais e imaginar os diversos cenários possíveis uma vez que a portaria entre em vigor, tendo contado com mesas redondas para a discussão de temas como o impacto do SDR na cadeia de valor das embalagens, a necessidade da criação de uma entidade gestora e apresentado exemplos de países europeus onde o SDR já está estabelecido.

O projeto iREC – Inovar na Reciclagem foi desenvolvido pela Cascais Ambiente em parceria com a Nova-SBE e financiado pelos EEA Grants e o Ministério do Ambiente e da Acão Climática.

Mais informações em: ambiente.cascais.pt/pt/irec

Exit mobile version