Particularidade: Pequenos arbustos com bagas muito atraentes durante o outono e inverno.
Local de plantação: Sombra ou meia-sombra, protegido do sol da tarde.
Tipo de solos: Solos húmidos e ligeiramente ácidos.
Utilização: A formar bordaduras de canteiros ou em vasos num terraço ou varanda.
Plantação
As Gaultheria devem ser plantadas em locais sombrios e protegidos do sol da tarde. Os solos devem ser férteis e preferencialmente enriquecidos com substrato ácido para conseguirmos desfrutar de plantas mais bonitas, com folhas verdes e brilhantes e bagas mais atraentes. Toleram bem climas frios e geadas. As folhas verde-escuras têm tendência a avermelhar com o frio no inverno.
Utilização
Por serem plantas baixas e de crescimento lento, são indicadas para criar bordaduras de canteiros e perfeitas para plantar em vasos a decorar pequenos terraços ou varandas. As Gaultheria são plantas de exterior, mas, se desejar usá-las apenas para fins decorativos, dentro de casa, elas durarão mais tempo se forem colocadas em ambientes o mais fresco possível. Se o período dentro de casa for relativamente curto, é possível que as plantas consigam recuperar quando forem replantadas no exterior.
Manutenção
As Gaultheria necessitam de regas frequentes para manter o solo sempre húmido, não suportam águas ou terrenos calcários, podendo resultar daí plantas amareladas e sem brilho. É muito importante adubar regularmente com fertilizantes para plantas acidófilas. São muito resistentes ao ataque por pragas e doenças. A reprodução é possível no fim do verão por meio de estacas de caules tenros ou semilenhosos.
Curiosidades
- Os óleos essenciais que se extraem das folhas da Gaultheria procumbens têm efeito analgésico e podem ser empregues em dores reumáticas, luxações, dores de cabeça, febre, etc.
- As bagas são comestíveis.
Pode encontrar este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.