Revista Jardins

Conheça a Ora-pro-nóbis

 

Uma planta alimentícia não convencional (PANC) muito bonita e útil para cultivar em jardins xerófitos e jardins rochosos.

 

Nome botânico: Pereskia aculeata Mill.
Nomes populares: Peresquia, ora-pro-nobis, mori, carne-de-pobre, lobrobô, guaipá ou mori.
Família: Cactaceae.
Origem: Nativa no nordeste e sudeste do Brasil.

 

Esta planta, que descobri no Brasil há alguns anos, tem vindo a destacar-se sobretudo como planta maravilhosa de uso culinário. No entanto, é também muito bonita e importante em hortas e jardins como cerca viva e como alimento para polinizadores. O seu nome deriva do latim e significa “rogai por nós”, pois diz a lenda que algumas pessoas tinham o hábito de ir colher as suas folhas no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim. Em Barbados, nas Caraíbas, é conhecida por blade apple, lemon vine, West Indian gooseberry, Barbados shrub, leafy cactus, rose cactus, Surinam gooseberry, ora-pro-nobis. Em francês, dão-lhe o nome de ronce d’Amérique ou groseillier des Barbades. Está bem-adaptada em quase toda a América do Sul e Caraíbas, onde também cresce espontânea. Os índios colombianos utilizavam-na em cataplasmas contra as picadas de cobra.

É um arbusto semilenhoso, espinhoso, perene, de longos ramos foliares. As folhas, com cerca de 3-8 cm de comprimento, são muito lustrosas e carnudas e, já agora, deliciosas. As flores, que são comestíveis, de textura e sabor agradável e de perfume intenso, podem ser brancas, amarelas ou cor-de-rosa, mas é preciso estar atento pois muitas vezes têm acúleos (picos) no centro dos estames. Os frutos, também comestíveis e saborosos, são bagas amarela e apresentam sementes pretas.

 

 

Constituintes e propriedades

A Pareskia é uma planta sobre a qual se têm realizado inúmeros estudos científicos, quer sobre o potencial alimentício das suas folhas e frutos, quer pelas suas propriedades medicinais. É altamente nutritiva e bastante completa como alimento, rica em aminoácidos essenciais, muito rica em proteína, entre 25% e 35%, cálcio, fósforo, ferro, potássio, (apresenta 10% de potássio, o dobro da percentagem presente no tomate), magnésio, manganês, zinco, vitaminas do grupo B., compostos fenólicos, ácidos gordos, carotenoides, sobretudo nos frutos.

As folhas são ricas em compostos mucilaginosos e, portanto, com comprovadas propriedades emolientes e anti-inflamatórias não só do aparelho digestivo, mas também em várias outras situações como inflamações da pele, do aparelho respiratório e urinário.

É útil no combate a dores reumáticas, hemorroidas, úlceras de estômago, colite e síndrome do cólon irritável, tendo mesmo sido estudada a sua eficácia em alguns carcinomas do cólon e da mama. Pode ser usado em alguns tipos de problemas cardiovasculares, sobretudo aqueles causados por stresse, pode retardar a Alzheimer, tem propriedades antifúngicas e antimicrobianas. 

 

Usos culinários

Os pequenos frutinhos, muito ricos em vitamina C, podem ser usados em sumo, sobremesas, geleias, gelados, mousses e licores. As flores sem picos ficam bonitas na decoração de vários pratos doces ou salgados, salteadas com outros legumes, em omeletas, crepes e sobremesas. Pode também desidratar as folhas e moê-las em farinha para adicionar na confeção de pão, bolos e outras sobremesas. Esta farinha de também ser colocada em cápsulas, tomadas como reforço revitalizante do nosso organismo. No Brasil, em algumas lojas de produtos naturais, é possível comprar esta farinha já preparada.

 

No jardim e na horta

É uma planta de comportamento trepador, é um cato e, portanto, prefere solos arenosos e bem drenados com boa exposição solar. Muito interessante para atrair abelhas e outros polinizadores. Se colocar um ramo horizontalmente na terra, ele começará a brotar como se fossem espargos deliciosos e tenros que se podem consumir crus ou cozinhados.

Uma excelente planta para jardins xerófitos, pois é pouco ou nada exigente em recursos hídricos, que, como todos sabemos, apesar de alguns assobiarem para o lado e fingirem que não sabem, será o grande problema que a jardinagem enfrentará num futuro muito próximo.

 

Pode encontrar este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.


 

Exit mobile version