Depois de quase dois anos em que não estiveram todos juntos, neste evento que teve lugar a 12 março 2022, em Fátima, mesmo com um dia chuvoso, a Stihl consegui reunir mais de 200 dos seus concessionários para falar dos resultados, fazer o balanço do último ano, apresentar as novidades e falar do futuro.
Esta é uma empresa que se pode orgulhar muito do seu percurso nos últimos anos, tendo atingido em 2021 um recorde histórico de faturação mundial, cinco mil milhões de euros. Neste momento, o problema a nível nacional e mundial tem que ver com a falta de matérias-primas, o que afeta toda a linha de produção, atrasando a entrega de uma série de máquinas e levando a que os pendentes de encomendas sejam muitos e os atrasos nas entregas também.
Este problema será transversal a todas as marcas e a todos os sectores, agora agravado com a guerra na Ucrânia. Mas as boas noticias são muitas, e as novas instalações da Stihl deverão estar prontas no final de 2023, mesmo com as paragens que o processo teve devido à pandemia.
Outra ótima noticia tem sido o enorme esforço de renovação nas lojas e oficinas da rede de concessionários, com 70 por cento da rede renovada neste momento, o que é muito importante e uma excelente mais-valia.
Uma das grandes apostas de futuro é na venda online, mas sempre em parceria com os concessionários e nunca em concorrência com os mesmos. A aposta na formação e a melhoria no serviço pós-venda é outra das grandes bandeiras da marca que a diferenciam de todas as outras da concorrência.
A aposta nos concessionários premium é também uma estratégia; neste momento existem dez com esta designação, distinguindo-se pela liderança em termos de serviço e qualidade, mas pretende-se que este número suba para 15 até ao final do ano.
Em termos de novidades, foram apresentadas as novas motobombas a gasolina WP300 e WP 600, autoescorvantes, com grande qualidade de robustez de construção e com a vantagem de estarem equipadas com o mesmo motor da motoenxada Stihl MH 600. Serão também lançadas duas novas motosserras a bateria a MAS 300.C-O e a MAS 220.O TC-0. Como novidade temos ainda o novo corta-ervas a bateria RGA140, que permite um corte com baixa projeção graças às suas lâminas oscilantes. O novo soprador de mochila BGA 300.0 é mais silencioso, tem mais força no sopro, tem ajuste rápido do guiador e uma boa gestão de energia. Ao nível das baterias e carregadores, também há novidades, com o lançamento da bateria Stihl AP 500 S, com o dobro dos ciclos de carga, reduzindo desta forma o investimento de quem a compra, sendo o seu envelhecimento também mais lento.
O multicarregador de baterias AL 301-4 é uma boa opção para empresas de manutenção e permite carregamentos independentes de quatro baterias do sistema AP. Substitui a necessidade de quatro carregadores e poupa espaço com a montagem na parede.
Serão lançados dois novos cortadores de relva a bateria: o RMA 253.0 e o RMA 248.0, bem como a nova podadora em altura a bateria HTA 50 com uma haste divisível que permite uma poupança de espaço no transporte e no armazenamento.
Quanto a acessórios, o novo kit care & clean Imow e RM contém tudo o que é necessário para a manutenção do Imow, um detergente de limpeza suave, escova com raspador, pano de microfibra e mala de transporte. As novas luvas Dynamic Protect anticorte são fabricadas em material anticorte com fibras Dyneema e cumprem a última norma standard ISSO EM 11393-4:2020.